CulturaDiversosUncategorized

Poços 145 anos: O Abastecimento de Água também chegou cedo ao Povoado

Poços 145 anos: O Abastecimento de Água também chegou cedo ao Povoado

Falamos sobre a importância da água e é bom saber um pouco sobre a história da água encanada em Poços de Caldas. Assim como a energia elétrica em 1898, água encanada também foi realidade em Poços de Caldas muito cedo, em 1904.

Início do Povoado

Ainda antes das prefeituras os primeiros técnicos e pessoas lúcidas do do povoado já se mostravam preocupados com questões urbanísticas e de infraestrutura.

O primeiro prefeito, Dr. David Otoni, (1905) que ficou na prefeitura por apenas vinte dias, até que chegasse o alcaide oficial Dr. Juscelino Barbosa, já definira por mudanças sanitárias importantes dentre elas a mudança do leito do rio que passava pela Rua Marques do Paraná, atual Rua Assis Figueiredo, projetando as avenidas Francisco Sales para onde foi mudado o curso do rio.

Dr. Juscelino Barbosa mostra em 1906, seus relatórios literalmente técnicos, gráficos comparando índices de natalidade e mortalidade de Poços de Caldas e outras grandes cidades do mundo e menciona que: “ Sem maior estrutura sanitária o índice de crianças que sobreviviam já era maior que em tais países sanitariamente estruturados, imaginem quando tivéssemos água encanada em toda a ciadade, coleta de esgoto etc.” o que não tardaria a acontecer.

A antiga caixa d´água deu lugar ao Recanto Japonês

Foi por iniciatica de pessoas do setor privado que se começou o serviço de água encanada. Tais pessoas pediram autorização para o Coronel Agostinho Junqueira e constrúiram os primeiros reservatórios perto das nascentes e vendiam o abastecimento de água para as pessoas e estabelecimentos importantes da cidade. Os pretendentes ao abastecimento também pagavam pelo encanamento até as suas casas. Em tal período não se pensava sequer em tratamento de água. havia até total crença de que qualquer água “in-natura” seria boa para o consumo.

Tal forma primitiva de abastecimento perdurou por certo tempo mas era também excludente.
Só as pessoas com maior poder aquisitivo tinham acesso a tal benefício. As demais pessoas consumiam água de poços artesianos ou cisternas de pureza duvidosa, principalmente em um período em que não existiam redes de esgoto nas residências.

Foi chegado o momento em que tal serviço precisava ser regulamentado nos aspectos legal, sanitário, social.
A prefeitura cria normas para prestação de tal serviço que foram o embrião do atual Departamento Municipal de água e Esgoto.  A chegada da água tratada foi bastante polêmica e como todas as inovações, como qualquer quebra de paradigma, esbarram em grande resistência.

Os jornais históricos de Poços de Caldas, dentre os quais o “Diário de Poços de Caldas” trazem em suas páginas a grande polêmica intitulada “Água Nova Água Velha” em que muitas pessoas, várias delas até de grande cultura, eram contra a água tratada e defendiam com todo esforço a chamada “água velha”.
O nascimento do nosso Departamento Municipal de Água e Esgoto tal como existe hoje fica para um outro dia. Roberto Tereziano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.