Browse By

Por telefone bombeiro salva bebê que se engasgou

Um bebê de apenas 2 meses foi salvo por um bombeiro militar que estava de plantão na madrugada de sábado, 19, em Poços de Caldas.

Após primeiros socorros o bebê e a mãe foram levados para o hospital – foto CB

Por volta das 4h30 da manhã a avó da criança ligou para o 193 desesperada pedindo ajuda com o netinho estava roxo e não esboçava reação após ter sido amamentado pela mãe e achava que o bebê estava engasgado.

Por telefone, o bombeiro militar orientou a avó sobre os procedimentos para desobstruir as vias aéreas da criança. Uma das tentativas foi a mãe tentar sugar o leite para liberar a passagem de ar. Como não surtiu resultado, o bombeiro então pediu para que a mãe desse 5 palmadas na região da escápula do bebê coma criança virada debruço e com a cabeça virada para baixo. Após o procedimento o bebezinho voltou a respirar e chorou.

Enquanto o bombeiro orientava a família por telefone, uma equipe de resgate se deslocou até a casa da solicitante no Parque Primavera.

Com a criança já consciente, os bombeiros levaram mãe e filho para o hospital, onde ficaram aos cuidados de uma equipe médica de plantão.

O que fazer quando o bebê se engasgar

O Corpo de Bombeiros orienta os pais para situações como esta. Se o bebê não chora e não respira, sua pele ficará arroxeada. Neste caso mantenha a calma e peça ajuda no telefone 193 ou 192

Procedimentos com bebê engasgado.

1 – Se o bebê engasgou com líquido peça para a mãe sugar o liquido com sua boca na boca do bebê;

2- Se for fácil, remova a roupa do tórax do bebê;

3 – Mantenha o bebê voltado para baixo, com a cabeça ligeiramente mais baixa que o tórax, apoiada em seu antebraço. Sustente a cabeça e a mandíbula do bebê com a mão;

4 – Dê até 5 (cinco) tapas no meio das costas do bebê, utilizando o calcanhar das mãos;

5 – Vire o bebê e o apoie no seu antebraço. No centro do peito na altura dos mamilos, faça 5 (cinco) compressões no tórax, com os dedos médio e anelar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *