CulturaEducaçãoMeio AmbienteUtilidade pública

Projeto Agentes 165 conscientiza população sobre limpeza urbana

Abordar o tema limpeza urbana e conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo nas vias públicas. Esses foram alguns dos objetivos de uma ação realizada por voluntários, através do projeto Agentes 165, criado pelo vereador Gustavo Bonafé (PSDB). Na última semana, cerca de 20 agentes, acompanhados do parlamentar, percorreram a área central da cidade e recolheram diversos tipos de lixo espalhados pelas ruas.

Integrantes do projeto percorreram trechos da área central e recolheram lixo espalhado pelas ruas

Desde o lançamento oficial do projeto Agentes 165, em abril desse ano, os grupos de trabalho têm se reunido com frequência para a realização de diversas atividades. As ações envolvendo o tema limpeza urbana partiram do grupo de Participação. “No último sábado, no mês do Meio Ambiente, tive a oportunidade de convocar os agentes 165 para a primeira entrega de uma das ferramentas sociais que a gente aplica no projeto, o IMPACTO. Equipados com luvas e sacos plásticos, nos dividimos em dois grupos e fizemos um trajeto ao longo da Rua Assis Figueiredo, Prefeito Chagas e Praça Pedro Sanches”, explicou Bonafé.

Na última reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (06), o vereador comentou sobre a ação realizada pelos agentes e destacou que a limpeza em geral vem sendo bem executada pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos. No entanto, ele pontuou que o foco principal do grupo foi o recolhimento das sujeiras menores, como papéis e bitucas de cigarro. “Ficamos responsáveis pelo lixo ‘miúdo’, mas que gera uma grande quantidade de material. Somente eu, Gustavo, recolhi duzentas bitucas de cigarro”, contou.

Ainda de acordo com o legislador, além da ação de recolhimento do lixo, houve um trabalho de mapeamento das condições das lixeiras nas vias públicas. Durante o trajeto, foi possível contabilizar inúmeros equipamentos danificados e diversos trechos sem nenhuma lixeira. “Oitenta por centro das lixeiras estão em situação precária. Outro grande problema é que em muitos quarteirões não há o cesto. É preciso chamar atenção para esse fato”, ressaltou.

Por fim, Bonafé enfatizou que as ações dos agentes 165 têm permitido refletir sobre como os vereadores podem e devem trabalhar a questão da educação. “A partir das diversas cenas que vivenciamos na última semana, é preciso pensar como estamos, enquanto vereadores, trabalhando a educação a partir dos problemas enfrentados atualmente. Como temos utilizado nosso papel e nossas responsabilidades enquanto representantes do povo para levarmos boas ações e bons pensamentos para a nossa cidade? Estamos fomentando a educação a partir das nossas atitudes? São reflexões importantes e que também devem nortear o nosso trabalho”, afirmou.

Todas as informações sobre o projeto Agentes 165 estão disponíveis no endereço www.gustavobonafe.com.br/agentes165.htm e nas redes sociais do vereador Gustavo Bonafé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.