EconomiaEducação

Projeto fomenta empreendedorismo nas escolas da rede municipal

A dupla de Marias – Luíza e Eduarda – da Escola Municipal Vitalina Rossi, no Jardim Esperança, na zona sul do município, estava feliz da vida na manhã desta sexta-feira (30), durante a Feira do Jovem Empreendedor realizada na escola. Espertas, elas fazem parte da equipe que identificou o novo sucesso de vendas do mercado infantil. Rapidamente, elas ajudaram a vender os mais de 40 potes de slime – a nova moda de massa de modelar que vem dominando a internet – produzidos na própria unidade escolar, dentro do projeto “Jovens empreendedores: primeiros passos”.

Projeto visa desenvolver o empreendedorismo entre os estudantes

A Feira do Jovem Empreendedor é a culminância projeto, uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), que durante todo o ano capacitou professores de 12 escolas da rede municipal. Cada escola desenvolveu um projeto de educação empreendedora, nas mais diversas áreas como sustentabilidade, música e mundo do trabalho, por exemplo.

O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Flávio Faria, visitou a feira na escola Vitalina Rossi pela manhã, acompanhado do analista do Sebrae, Ivan Figueiredo, e do coordenador de Fomento à Indústria e ao Comércio da SMDET, Mateus Lopes. “A proposta é fomentar na criança o espírito empreendedor para que ela já entenda o processo de desenvolvimento de um produto que tenha boa aceitação no mercado, por exemplo, e consiga pensar estrategicamente em vários aspectos da cadeia produtiva, desde o planejamento, produção, publicidade e venda”, ressaltou o vice-prefeito, Flávio Faria.

“Trabalhamos o conceito de empreendedorismo, os alunos escolheram quais os produtos gostariam de comercializar, tivemos seis meses para a preparação e hoje acontece o fechamento do projeto. Toda a comunidade escolar foi envolvida e convidada a participar e tudo foi produzido na escola, com a participação efetiva dos alunos”, destaca a diretora da escola Vitalina Rossi, Denise Nery Ramos.

O prefeito Sérgio Azevedo participou do evento à tarde visitando as escolas Vitalina Rossi, Haroldo Junqueira e Wilson Hedy Molinari. “Um dos grandes projetos desta administração é o incentivo ao empreendedorismo. Estamos fazendo isto nas faculdades e também implantamos este ano um projeto nas escolas municipais. Hoje, estamos conferindo as mostras de trabalhos, percorrendo diversas escolas. É o início de uma nova mentalidade que deve ser incentivada nas crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro, para um novo mundo em que o empreendedorismo será destaque”, disse.

Os 513 estudantes de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram da iniciativa. O tema escolhido na unidade foi vida saudável, com foco na alimentação. Durante a feira, foram comercializados sucos, salada verde, salada de frutas, bolos, brigadeiros e até trufa fit, feita com açúcar mascavo, farelo de aveia, pasta de amendoim e cacau em pó. “Dentro do tema, pensamos em tudo que podemos fazer para ter mais saúde. Daí surgiu a ideia da trufa fit, aliando prazer a algo saudável”, conta a professora de Língua Portuguesa, Fernanda Monteiro, que participou das formações oferecidas em parceria com o Sebrae. “Na área da Língua Portuguesa, você pode construir pontes com tudo”, afirma.

Já a professora Valéria dos Santos Rego foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto “caminhada saudável”, que comercializou salada de frutas e “theraband”, faixa elástica usada no aquecimento esportivo, tudo produzido pelos próprios alunos. “Preparamos os estudantes sobre toda a estrutura anatômica do pé, a parte fisiológica, tipos de pisada e eles trouxeram retalhos e câmara de ar de automóveis para produzirmos ‘theraband’, que é um equipamento essencial para que as pessoas alonguem antes de iniciar o circuito de caminhada”, explica.

Duane Victória da Silva, aluna da professora Valéria, resume bem a experiência. “Foi muito legal. Cada pessoa tem uma maneira de andar e nosso projeto foi pensado para ajudar a saúde das pessoas. O que a gente aprende, a gente tem que passar para as outras pessoas”, ensina.

Durante a feira, além do campeão de vendas slime, das comidinhas saudáveis e do theraband, foram comercializados brinquedos como bolinha de sabão e mudas de plantas para incentivar áreas verdes no entorno da escola. Na área do empreendedorismo social, um mural resumiu o que os alunos da E.M. Vitalina Rossi gostariam de deixar para o mundo.

O projeto
“O objetivo do projeto é levar as questões voltadas para o empreendedorismo aos alunos do Ensino Fundamental, de forma que eles tenham, mesmo nessa idade, algumas noções de protagonismo e tomada de decisão e que eles possam entender realmente como as coisas funcionam, o que é mercado de trabalho, como eles podem empreender. Na verdade, não se trata somente de abrir empresas, mas sim de ter uma postura diferenciada diante da vida, inclusive ajudar as suas famílias a terem melhores condições e isso começa desde cedo. Desta forma, a criança pode ter essa consciência e despertar para as questões relacionadas ao empreendedorismo e desenvolvimento pessoal e profissional”, enfatiza o analista do Sebrae, Ivan Figueiredo.

As feiras acontecem em 12 escolas municipais: Alvino Hosken, Haroldo Junqueira, Mariquinhas Brochado, Wilson Hedy Molinari, Lúcia Sacoman, Vitalina Rossi, Vicentina Massa, Maria Ovídia, José Netto, Raphael Sanches, Antônio Sérgio Teixeira e José Avelino de Melo.  – Secom – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.