DiversosEVENTOSMeio AmbienteSaúdeUtilidade pública

Projeto Novo Ciclo da Danone conquista Prêmio Hugo Werneck

O Projeto Novo Ciclo, da Danone, recebeu o VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, promovido pelo Grupo Ecológico. A iniciativa, que oferece apoio às cooperativas de catadores de materiais recicláveis foi reconhecida na categoria Melhor Exemplo em Resíduos.

A  premiação foi realizada no Museu das Minas e do Metal Gerdau, em Belo Horizonte, no último dia 29
A premiação foi realizada no Museu das Minas e do Metal Gerdau, em Belo Horizonte, no último dia 29

O projeto busca o desenvolvimento de catadores de materiais recicláveis e a profissionalização do trabalho das cooperativas, sendo uma parceria entre Danone, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), além de todos os governos locais dos municípios envolvidos. No início, eram 23 cidades do Sul de Minas Gerais, entre elas Poços de Caldas. Hoje, o Novo Ciclo está se expandindo para 60 cidades, 70 cooperativas e a inclusão de mais duas redes de cooperativas, e passa a ter uma abrangência maior incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Paraíba e Sorocaba, em São Paulo.

Novo Ciclo é um projeto que possui grande impacto na vida dos catadores proporcionando aumento da renda média mensal dessas famílias, diz Mauro Homem, gerente de Sustentabilidade da Danone. Este prêmio reforça nosso comprometimento e a preocupação da coletiva seletiva adequada, complementa Mauro.

Com o objetivo de reconhecer e incentivar boas práticas socioambientais por pessoas, empresas e instituições de ensino, o prêmio Hugo Werneck foi criado em 2010 pelo Grupo Ecológico integrado com a Revista Ecológico, uma das mais importantes publicações sobre sustentabilidade.

Com o tema  “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”, o VII PRÊMIO HUGO WERNECK reconheceu este ano pessoas, projetos e instituições que desenvolvem ou desenvolveram iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global bem como o enfrentamento das mudanças climáticas potencializadas pela ação humana.

Em 2016 na sétima edição, o prêmio se tornou uma referência nacional, de Minas para o Brasil, e acumula mais de 800 inscrições e indicações recebidas e 111 vencedores e homenageados.

Sobre Hugo Werneck

Nascido em Belo Horizonte, Hugo Eiras Furquim Werneck formou-se em Odontologia e trabalhou como cirurgião-dentista por 54 anos. Sensibilizado com o desmatamento provocado pela exploração de carvão em Minas Gerais, transformou-se num dos principais expoentes do movimento ambientalista brasileiro.

Criador da Fundação Biodiversitas e ex-presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, também fundou, há mais de 30 anos, o Centro para a Conservação da Natureza, uma das primeiras ONGs na América Latina a empunhar a bandeira do que hoje chamamos de sustentabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.