EconomiaNotíciasPolíticaTransitoUtilidade pública

Redução da área e do horário da zona azul vai depender de alteração na lei

A redução da Área 3 da zona azul e consequentemente a redução do horário no sábado também na referida área, estão sendo estudados pela EXP Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo de Poços de Caldas, conforme acordado em reunião na última segunda-feira.

Redução de área  não será no entorno da Santa Casa justamente por conta da grande demanda por vagas no local

Porém de acordo com o diretor institucional da EXP, Sérgio Iran, esta mudança assim como toda a implantação da nova zona azul no município só poderá ser feita com alteração na lei municipal que estabeleceu a implantação do estacionamento rotativo, bem como o horário e os valores.

“Esta mudança depende de um processo de regulamentação do serviço perante aos Poderes Legislativo e Executivo por meio de um novo decreto e um aditivo ao contrato com base no processo licitatório. Eu acredito que isso está muito bem encaminhado para uma solução e nós teremos todo este processo resolvido em breve”, declarou o diretor institucional da EXP.

Ainda segundo Iran nos próximos dias uma equipe da empresa juntamente com um técnico do Demutran vão sair a campo para analise conjunta de quais ruas localizadas na Área 3 que poderão deixar ter a cobrança do estacionamento rotativo, até porque em determinadas ruas não tem o retorno financeiro esperado. A princípio a redução de área não serão no entorno da Santa Casa, por conta da grande demanda por vagas ao longo da semana.

Diretor da EXP diz que todo contrato vem sendo cumprido conforme o edital

Questionado sobre o porquê da redução de horário ao sábado até as 13h apenas na Área 3, o diretor institucional explicou que a redução nas Áreas 1 e 2 não seria viável, pois existe uma grande demanda, principalmente ao sábado, pois é um período que o centro recebe um grande fluxo de veículos seja de turistas ou os próprios poços-caldenses que vão fazer compras no comércio. “Se houver uma redução do número de vagas nas áreas 1 e 2 nós só vamos aumentar a dificuldade de se encontrar um lugar para estacionar, justamente porque deixou de se fazer a cobrança do estacionamento na parte da tarde dos sábados”, destacou Iran.

Conforme acordo a EXP também vai fazer a substituição dos parquímetros por equipamentos que aceitem cartões de crédito e débito como forma de pagamento, além das moedas e o cartão de créditos existentes atualmente. Segundo Iran, desde a primeira conversa com a atual administração no dia 21 de fevereiro deste ano, quando a empresa foi oficializada sobre as melhorias, uma equipe de engenharia já vinha trabalhando no desenvolvimento de um sistema que aceite os cartões de crédito e débito. A previsão é que até em julho deste ano sejam instalados 30 parquímetros já adequados com a opção de pagamento com cartões. Por questão de segurança, apenas a opção com cédulas não será possível.

Sobre as falhas no aplicativo e nos parquímetros, o diretor institucional disse que foi feita uma série de testes na rede para verificar o problema. Atualmente os equipamentos funcionam com chips de duas operadoras de telefonia celular. Iran adiantou que já protocolou outros pedidos para que outras operadoras também possam ser utilizadas.  “Hoje a EXP atende a tudo que foi determinado pelo contrato conforme o edital de licitação, mas estamos dispostos a fazer melhorias para atender da melhor maneira os usuários da zona azul em Poços de Caldas”, finalizou o diretor institucional da EXP.

Por lei o contrato de concessão do estacionamento rotativo em Poços de Caldas é de 10 anos, podendo ser renovado por mais 5 e prorrogado por mais 5, ou seja, a concessão pode chegar a 20 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.