CulturaNotícias

REINADO E PODER NO SUL DAS MINAS GERAIS

Com as presenças de centenas de pessoas amigas do mundo cultural, educacional e político aconteceu no último dia 5 o lançamento do livro Reinado e poder no Sul das Minas Gerais, de autoria da professora e escritora Maria José de Souza, (Tita).

P1100714

O evento, acompanhado de um lauto coquetel, aconteceu no hall do Hotel nacional e contou dentre outras autoridades, com o ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira, com o atual prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e esposa, Prof.ª Claudia Lourenço, Lúcia Vera de Lima, presidente do Centro de Cultura Afro-Brasileira Chico Rei, CONPIRE, vereadores, empresários, secretários e ex-secretários municipais e, também o presidente da Comissão Mineira de Folclore Professor Antônio de Paiva Moura, vindo da capital mineira, especialmente para o evento.

Porem, as maiores autoridades presentes eram mesmo os congadeiros e caiapós de Poços de Caldas, representados por chefes de grupos de caiapós e pela mãe de Santo, Dona Orlanda, que é também a capitã do terno de congo Santa Barbara e, familiares de do saudoso chefe Pedro Caiapó, personagens reais retratados no livro hora lançado.

Aliás, na fala de abertura “Tita” ela disse: O livro não é meu. Eu apenas sistematizei o livro é de todos os poços caldenses, personagens da historia.

O presidente da Comissão mineira de Folclore, Professor Antônio Paiva Moura destacou a trajetória da professora Tita desde sua adolescência como empregada doméstica até chegar à professora de sociologia e seu compromisso com a história e cultura de um povo e, sua grande contribuição na Comissão Mineira de Folclore, contribuição que se amplia agora com mais um livro, “parrudo”, como dissera um dos presentes, pois nas suas quase 400 paginas, não se fecha em Poços de Caldas, mas perpassa por dezenas de outras cidades até chegar na estância mineira, oficializando nomes de pessoas e instituições que marcaram a presença negra na formação cultural de Poços de Caldas, com destaque para a nossa festa de São Benedito.

Para a professora de literatura Darcy Ladeira Dias, em seu comentário para a obra. No livro Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais, “a autora tem por objetivo, situar o negro mineiro e a cultura por ele produzida dentro da historia do Brasil, especialmente na historia do Sul de Minas Gerais, pretendendo ressaltar sua atuação genuína, nada omitindo aos olhos da face que cristalizou sua participação como população trabalhadora escravizada.    Consequentemente, as discriminações sofridas, ainda, a posteriori, devido a pigmentação de sua pela, caracterizada pelo racismo e, também, como instrumento destinado a mão de obra marginalizada a partir da abolição”.

O novo livro da professora Tita vem a partir de agora, preencher um espaço vago na historiologia do sul de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.