Browse By

Risco de infestação do Aedes é baixo em Poços, diz Vigilância Ambiental

O mais recente Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, o LIRAa, realizado entre os dias 6 e 8 deste mês pela Vigilância Ambiental confirmou que Poços de Caldas está com baixo risco de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Agentes visitaram 3.500 imóveis durante o levantamento

Cerca de 3.500 imóveis de todas as regiões da cidade foram visitados para a pesquisa e em apenas um deles, foi identificado um foco positivo do mosquito. “Nosso índice de infestação predial foi classificado como 0% e está dentro da classificação satisfatória do Ministério da Saúde. Pela primeira vez, o LIRAa é realizado no mês de agosto. Até o ano passado, nós tínhamos três edições anuais do levantamento e a partir deste ano, o Ministério da Saúde determinou mais um levantamento a ser feito em agosto, como ocorreu esta semana. Trata-se de um resultado comemorado mas já esperado, diante do longo período de estiagem, das baixas temperaturas e como um reflexo da continuidade das nossas ações de prevenção”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Apesar do resultado, é preciso que a população continue fazendo a parte dela e mantendo ações preventivas que impedem a procriação do mosquito.

As edições anteriores do LIRAa este ano, foram realizadas nos meses de janeiro e abril. O próximo levantamento será feito em outubro.

A secretaria municipal de Saúde reforça que todos os agentes trabalham uniformizados e coletes identificados. Em caso de dúvidas, antes de abrir a porta da sua casa, peça o nome completo do agente e entre em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, para confirmar que se trata de um profissional da Vigilância Ambiental. O telefone com ligação gratuita é o 0800-283-0324.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *