Browse By

Senac leva oficinas de gastronomia à 13ª edição da Flipoços

Do apetite por livros à sopa de letrinhas. Não é de hoje que gastronomia e literatura andam juntas. Monteiro Lobato criou Tia Nastácia, que preparava seus famosos bolinhos de chuva. E o que dizer da cerveja amanteigada do personagem Harry Potter, nascido da imaginação da autora inglesa J. K. Rowling? Quem for à 13ª Feira do Livro de Poços de Caldas e Festival Literário (Flipoços), de 28 de abril a 6 de maio, também poderá unir a fome à vontade de ler. É que mais uma vez o Senac leva à programação do evento oficinas gastronômicas.

Oficinas acontecem na carreta do Senac estacionada ao lado da Urca

Nesta edição a proposta é valorizar a cozinha regional. O chef executivo do Senac Ronie Peterson conta que várias receitas selecionadas para as oficinas terão como base o café e o queijo, produtos típicos da região sul do estado. “Vamos ensinar a preparar, por exemplo, petit gateau de queijo, flan de queijo com jiló, molho de rapadura com café e mouse de café com leite”, adianta. Para quem trabalha ou pretende empreender no segmento de alimentação haverá cinco opções: “Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos”, “Workshop: conhecendo e degustando azeites”, “Churrasco: o que e quanto comprar”, “Noções básicas de cortes e preparo de carnes” e “Organização de mesas para refeições”.

Todas as atividades serão realizadas no Senac Móvel. Ao todo, serão três oficinas em cada dia de evento. No último, o público poderá a acompanhar ao vivo o preparo de uma paella caipira, com carnes variadas, canjiquinha e outros produtos mineiros.

PROGRAMAÇÃO:

4 de maio

9h às 12h: Cozinhando com as PANCs – plantas alimentícias não convencionais (taiobas, ora-pro-nóbis, umbigo de banana, picão branco, beldroega, Maria gondó, entre outras)

13h30 às 16h30: Preparações com a biomassa de banana verde

18h30 às 21h30: Aligot com filé mignon suíno confitado ao forno com gordura de porco e ervas frescas

5 de maio

9h às 12h: Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos

13h30 às 16h30: Organização de mesas para refeições

18h30h às 21h30: Workshop “Conhecendo e degustando azeites”

6 de maio

9h às 12h: Churrasco “O que e quanto comprar”

13h30 às 16h30: Noções básicas de cortes e preparo de carnes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *