DiversosNotíciasTransitoUtilidade pública

“Só um minutinho”: Campanha orienta motorista sobre uso correto de vagas especiais no centro

Quem precisou estacionar na manhã deste sábado, 22, na rua Assis Figueiredo, entre as ruas São Paulo e Rio de Janeiro, foi surpreendido por uma campanha educativa realizada pelo Demutran – Departamento Municipal de Trânsito. A campanha “Só um minutinho” inverteu uma situação que é muito comum no dia a dia, quando motoristas estacionam nas vagas destinadas para deficientes e idosos. A intervenção faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

18 vagas no centro foram ocupadas por cadeiras de rodas – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Hoje, o que se viu foram as 18 vagas no quarteirão sendo ocupadas por 18 cadeiras de rodas, cedidas pela APAE de Poços de Caldas, para chamar atenção dos motoristas. Apenas as duas vagas destinadas para deficientes e idosos no trecho estavam livres para quem tem o direito de usar. “Esta é uma ação de impacto para a conscientização da população de Poços de Caldas, para que respeite as vagas de deficiente e de idoso. As cadeiras foram cedidas gentilmente pela APAE e a ação conta com o apoio das entidades que atendem deficientes na cidade, o que está ajudando a conscientizar os motoristas que insistem em usar as vagas especiais. Quando a gente toma as vagas no centro da cidade o impacto é maior”, explicou Rafael Tadeu Conde Maria, diretor do Demutran.

Joaquim Emídio Filho, de 66 anos, se enquadra nas duas situações especiais, pois tem deficiência devido a um derrame cerebral e é idoso. Ele já perdeu a conta de quantas vezes tentou estacionar na área central e as vagas especiais estavam ocupadas por veículos sem a autorização devida.

Aposentado comemorou a iniciativa promovida pelo Demutran – foto Poçoscom.com/Roni Bispo

Com dificuldade para andar, hoje ele pôde estacionar tranquilamente e comemorou a iniciativa.

“É muito difícil para quem é deficiente ter que parar longe porque tem outro carro irregular na vaga destinada pra gente. Hoje, os motoristas vão sentir na pele o que sentimos quando alguém para na nossa vaga”, disse o aposentado.

De acordo com a empresa que administra o estacionamento rotativo no centro da cidade, atualmente Poços de Caldas conta com 3.420 vagas, sendo 226 destinadas para idosos e apenas 94 para deficientes. “Quando o idoso ou o deficiente encontrar um carro estacionado na vaga especial e que não tenha a devida autorização, a orientação é ligar para o 153, na Guarda Civil Municipal, para acionar a fiscalização que irá até o local fazer valer o direito de quem precisa da vaga especial”, finalizou o diretor do Demutran.

One thought on ““Só um minutinho”: Campanha orienta motorista sobre uso correto de vagas especiais no centro

  • Essa iniciativa é para tirar o chapéu! O que tem de motorista mal educado e folgado nesse trânsito de Poços não tá no gibi.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.