Browse By

Sobre a Inveção do queijo Catupiry

 

catupiry-1Em 2011, se comemorou os 100 anos da invenção do queijo Catupiry nome que virou marca registrada, mesmo que depois vieram outras tentativas de imitá-lo. Aliás, algumas com sucesso como requeijão Poços de Caldas, desenvolvido pelo empresário do ramos de laticínios Moacir Carvalho dias, falecido recentemente.

O  requeijão com a marca Catupiry foi criado, em 1911, por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. Quando se aproximava da data em que se comemorou o centenário do produto também me envolvi em tal pesquisa histórica.

Queijo Catupiry

A palavra passou a designar um queijo muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.

Na verdade, Catupiry é uma marca (empresa) registrada de uma indústria que desde 1911 em Minas Gerais, produz requeijão.

Fato é que alguns produtores de forma ilegal utilizam da marca Catupiry aproveitando-se do forte poder de aceitação que esta possui junto ao mercado consumidor, o que também contribui para gerar tal equívoco.

Catupiry em tupi-guarani, quer dizer excelente. A Laticínios Catupiry desenvolveu na cidade mineira de Lambari, pelo imigrante italiano Mario Silvestrini, a receita do carro-chefe da companhia.

RECEITA DO CATUPIRY CASEIRO

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de Maizena (amido de milho)

– 100 g de queijo parmesão ralado. (se for daqueles ralados na hora melhor, senão tudo bem.)

– 1 litro de leite

Modo de preparar:

– Numa panela misture o leite e a maizena. Cuidado para não empelotar a maizena, melhor dissolver antes em pelo menos um copo do leite.

– Leve ao fogo e vá mexendo até fazer um mingau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *