EconomiaNotíciasUtilidade pública

Trabalhadores fazem fila na Caixa em busca do FGTS de contas inativas

A notícia de que o cronograma para o saque do FGTS de contas inativas seria liberado no início de fevereiro tem feito com que centenas de trabalhadores procurassem por informações junto a agência da Caixa Econômica Federal no centro de Poços de Caldas.

Trabalhadores enfrentam fila para tirar informação sobre o saque do FGTS
Trabalhadores enfrentam fila para tirar informação sobre o saque do FGTS

Desde a última quarta-feira, o movimento na entrada da agência tem sido grande. Pessoas munidas da carteira de trabalho enfrentam fila para saber se já podem ou quando poderão sacar o benefício, concedido pelo governo federal por meio da Medida Provisória 763/2016.

De acordo com a MP 763/2016, todo trabalhador com carteira assinada que tenha conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado até 31 de dezembro de 2015 poderá realizar o saque do saldo, sem observar a exigência de 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS.

Mesmo com uma data indefinida para o início do cronograma para o saque do fundo de garantia, o Governo Federal já adiantou que o calendário para o saque terá início no dia 13 de março se estendendo até 14 de julho deste ano. A estimativa é que mais de 10 milhões de trabalhadores possam sacar o dinheiro, chegando a um montante de pouco mais de R$ 40 bilhões.

Não há necessidade de pegar fila

Para evitar transtornos e tempo na fila, a Caixa Econômica Federal orienta os trabalhadores que antes de ir até uma agência tentem consultar os dados por meio dos canais disponibilizados para facilitar a vida do trabalhador.

Clique aqui para consultar o saldo de contas inativas do FGTS

Os canais como o site da Caixa, aplicativo do FGTS, internet Banking, terminais de autoatendimento, por meio do cartão cidadão e Serviço de atendimento ao cliente (0800 726 0207) são uma forma de fazer a consulta.

Mesmo assim para aqueles que têm dificuldade ou não tem como acessar tais canais, o atendimento está sendo feito diretamente no setor do FGTS, porém por causa da demanda pode demorar um pouco.

Foi o que aconteceu com o ex-porteiro, Aparecido de Souza. Ele teve de esperar por quase 1 hora para ser atendido, mas no fim saiu satisfeito. Depois de trabalhar por 14 anos em empresas diferentes como porteiro e vigia, ele descobriu que tem direito de receber pouco mais de R$ 426,00 de contas inativas do FGTS.  Dinheiro que parece pouco, mas que vai ajudar a complementar a renda do ex-porteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.