Browse By

Tradição: Festa de São Benedito reúne fé, cultura e culinária

Tem início nesta terça-feira, 1º de maio, uma das mais tradicionais manifestações culturais de Minas Gerais. É a Festa de São Benedito que chega a sua 114ª edição em Poços de Caldas. Até o dia 13 de maio data em que se comemora o dia do padroeiro dos alimentos no município, haverá uma vasta programação cultural e religiosa. A festa conta ainda com atrações como as barracas das paróquias com comidas e bebidas típicas desta época do ano, ainda doces e o parque de diversão.

Religiosidade e cultua se misturam ao longo dos 13 dias de festa – foto arquivo Poçoscom.com

Aos finais de semana, as barracas das paróquias servem almoço. De segunda a sexta, elas funcionam a partir das 18h. O cardápio inclui caldos, pernil, pastel de fubá, feijoada, bebidas quentes, entre outros. Já na parte externa da festa, há barracas de doces das entidades assistenciais e também tendas de lanches. 

No dia 3 começa a programação cultural, com cortejo e procissão com andores. No dia 11, acontece a tradicional “retirada” dos caiapós na Fonte dos Amores. No dia 13, feriado local, haverá a procissão de encerramento. A Festa de São Benedito é um dos eventos mais aguardados por poços-caldenses e turistas. 

Confira a programação cultural: 

Dia 3 

19h – Abertura da Capela de Santa Cruz com os capitães de congo

20h – Cortejo com os Mastros pelos Congados (Rua Barão do Campo Místico, Rua Junqueiras, Praça Pedro Sanches, chegando à igreja de Santo Antônio)

20h30 – Retirada da Imagem de Nossa Senhora do Rosário

21h – Procissão com andor de Nossa Senhora do Rosário e os Mastros Sagrados (saída da Igreja de Santo Antônio)

21h30 – Chegada dos congos ao pátio de São Benedito, levantamento dos Mastros Sagrados, entronização da Imagem de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Benedito pelos capitães de congo e bênção dos devotos de São Benedito 

Dia 11 

15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores

15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira

18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós 

De 11 a 13 

21 h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito 

Dia 13 

6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)

10h – Missa conga na Igreja de São Benedito

12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde

16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *