Browse By

Um pouco da história de São Benedito

São Benedito é um santo italiano, nascido na Sicília em  31 de março de 1524  Filho de negros etíopes ele se tornou um eremita, (vivia isolado pelos campos) Veio uma determinação do vaticano para que todos os eremitas se ligassem a uma ordem religiosa.

Aos 21, um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis chamou-o para viver entre eles. Benedito aceitou.

Morreu em 4 de abril de 1589 (65 anos) em Palermo, Itália

Foi beatificação 1734 pelo  Papa Bento XIV e Canonização em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VII. Seu dia comemorado pela igreja católica  é 5 de outubro.

Em Poços de caldas a data de 13 de maio marcava o  aniversario do Coronel Agostinho Junqueira, fundador da cidade e mesmo antes da fundação da cidade  a festa pelo aniversário já acontecia, feita pelos escravos, na fazenda Barreiro.

Com a vinda de Herculano Cintra, ex- escravo vindo de Amparo – SP, para Poços de Caldas, trazendo a imagem de São Benedito, é que se fez a primeira capela dedicada ao Santo e a festa que era realizada na fazenda passou a ser feita na cidade, primeiro, na casa do coronel e depois  dedicada a São Benedito.  A primeira capela ficava no mesmo terreno da atual Matriz. Depois, por motivo de preconceito porque a igreja dos negros estava ficando mo meio do povoado, foi que se começou a construir a matriz no mesmo terrento, de costa para a capela de São Benedito. Mais tarde se construiu a atual igreja de São Benedito, onde acontece a festa atualmente. RT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *