Notícias

Vendedores que vão atuar na Festa de São Benedito passam por capacitação

Aproximadamente 50 pessoas, entre vendedores e representantes de paróquias, participaram do curso de capacitação dos vendedores sobre a manipulação de alimentos durante a Festa de São Benedito. O objetivo da ação é fazer com que os vendedores atendam às normas exigidas pela Vigilância Sanitária para a manipulação e venda de alimentos e doces durante a Festa de São Benedito que tem início no próximo dia 1º de Maio.

Vendedores foram orientados quanto as normas da Vigilância Sanitária
Vendedores foram orientados quanto as normas da Vigilância Sanitária

Segundo a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Rosilene Faria, os vendedores foram orientados quanto a questão de higiene, a utilização de uniforme e toucas na cabeça durante o preparo e a comercialização dos produtos. “ Nós fazemos este curso todos os anos justamente para reforçar a importância da manipulação e conservação dos alimentos e principalmente o uso de equipamentos de proteção individual, explicou a coordenadora.

Durante o curso os vendedores foram orientados também sobre as adequações quanto à exposição dos alimentos e doces nas barracas no entorno do pátio da Igreja de São Benedito. Este será o último ano em que os vendedores de doces poderão utilizar o plástico para cobrir os produtos na bancada das barracas. “A partir da festa de 2017, os vendedores terão que expor os produtos em vitrines, desta forma evita que os doces fiquem expostos a poeira, a manipulação do próprio freguês, gotículas de saliva e qualquer outra coisa que possa contaminar os produtos”, destacou a coordenadora.

Há 15 anos Gisela de Freitas participa da festa e em 2016 está representando a Associação de Assistência aos Surdos de Poços de Caldas, que pela primeira vez vai participar da Festa de São Benedito . Para ela a substituição do plástico pela vitrine é uma boa iniciativa e vai trazer mais conforto e praticidade tanto para o vendedor quanto para o cliente que terá a garantia de comprar um produto com mais qualidade. “ A gente trabalha com doce e quando as pessoas ficam conversando próximas a bancada é muito desagradável. Com a vitrine isso vai acabar” comemorou a representante da Associação de Assistência aos Surdos.

Nos 13 dias de festa os fiscais da Vigilância Sanitária vão estar presentes na festa que este ano completa 112 anos. Segundo a Coordenadora da Festa de São Benedito, Eliandra Troiano, que também representa a barraca da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, este ano a festa vai contar com 10 barracas na parte interna. Para ela o curso é fundamental para quem ainda não trabalhou na Festa de São Benedito, pois fica por  dentro das exigências feitas pela Vigilância Sanitária. “ Este curso é realizado antes da festa para não ter problema de manuseio de alimentos, o pessoa já está instruído de como deve fazer”, pontuou a Coordenadora da Festa de São Benedito.

Serviço

A Festa de São Benedito tem início no próximo dia 1º de maio e vai até o dia 13. Durante todas às noites haverá missa na Igreja de São Benedito às 19h. No dia 13, dia de São Benedito será celebrada a Missa Conga no pátio da igreja.  A missa que acontece às 10h será presidida pelo Bispo Diocesano de Guaxupé, Dom José Lanza Neto. No período da tarde às 16h será realizada a tradicional procissão de São Benedito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.