NotíciasPolíciaUtilidade pública

Violência Doméstica: Soldados concluem curso de prevenção à violência doméstica

Vinte e oito soldados da PM foram capacitados para atenderem ocorrências que envolvam a violência doméstica. Os alunos fazem parte do curso de formação de soldados no 29º Batalhão de Polícia Militar e foram capacitados pelas soldados Camila e Thelma que são as responsáveis pela PPVD – Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica na unidade.

Curso capacitou os novos 28 soldados do Curso de Formação da PM

O curso que aconteceu entre os dias 12 e 16 faz parte da grade curricular dos novos soldados que vão atuar em Poços e nos outros 10 municípios abrangidos pelo 29º BPM.

Os novos soldados vão levar com eles todo conhecimento e sensibilidade para atender os casos de violência doméstica, quando acionados. Foram 4 dias de capacitação, uma vez que este tipo de ocorrência são casos muito peculiares e delicados, envolvendo a intimidade dos envolvidos, principalmente a mulher que além de ser a vítima se sente constrangida.

O trabalho de acompanhamento em casos de violência doméstica é realizado pela PM desde 2010 em Poços de Caldas, mas desde o ano passado vem se intensificando após as duas soldados terem se capacitado em um curso em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e desde elas então têm sido  referência para os demais militares que recebem as informações e orientações obtidas,  dando maior atenção às vítimas nas ocorrências que envolvam a violência contra a mulher.

Soldados Camila e Thelma são as responsáveis pela PPVD em Poços de Caldas

A soldado Camila e Thelma são responsáveis pela continuação do atendimento à ocorrência. No dia seguinte após o registro do boletim de ocorrência elas fazem uma ficha com os dados da vítima e vão até a casa dela para ouvir e conhecer a história e descobrir se foi a primeira vez ou se existe um histórico de violência doméstica.

A partir das informações coletadas as militares fazem um acompanhamento da vítima com visitas semanais. Dependendo do caso e sendo necessário, a vítima é encaminhada para um acompanhamento psicológico via CREAS, e ainda assistência jurídica para que a mulher num momento de fragilidade não se sinta desamparada.

De acordo com a soldado Camila, o trabalho da PPVD é de suma importância para a conscientização dos agressores (maridos, companheiros e até mesmo filhos) quanto à violência contra a mulher.

A violência doméstica ainda é uma situação que preocupa. Em média são registrados 3 novos casos por dia em Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.