EducaçãoMeio Ambiente

Zoo das Aves será o novo ponto turístico de Poços de Caldas

Inaugurado oficialmente na última segunda-feira, 18, o Criadouro de Aves Poços de Caldas, conhecido como ZOO das Aves, em breve será o mais novo ponto turístico da cidade com a abertura ao público.

Solenidade marcou o início das atividades do Zoo das Aves

O evento aconteceu no Sítio da Ferradura, no Bairro Bortolan onde há 38 anos o empresário e amante dos animais, Moacyr de Carvalho Dias, começou um plantel de aves que hoje reúne quase 200 espécies diferentes e dois mil indivíduos.

Durante o encontro foi lembrada a trajetória do Sr. Xixo, como era mais conhecido, empreendedor em diversas áreas, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Poços de Caldas e região e seu imenso amor ao meio ambiente.

Tornou-se um especialista em aves, aprendendo com cada espécie, seus hábitos e importância na diversidade dos biomas.

Criadouro de aves dará continuidade ao trabalho de quase 40 anos do seo Xixo – foto divulgação

Relevantes projetos contra a extinção foram desenvolvidos no então Criadouro de Aves, como os de reprodução do Pato-mergulhão e do Mutum-de-alagoas.

Ainda nesta semana, o IPMA (Instituto de Preservação da Mata Atlântica), com sede em Maceió-AL inaugura o Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli. O local vai abrigar dois Mutuns-de-alagoas levados de Minas Gerais para o seu estado de origem.

O então Criadouro de Aves Poços de Caldas, por meio do trabalho de Moacyr de Carvalho Dias atuou ativamente para a reprodução destas espécies, desde 1999. Há mais de 40 anos em extinção na natureza, em sua área de ocorrência, todos comemoramos a volta do filho ilustre à Alagoas, graças à união de forças entre defensores das espécies como Fernando Pinto, Pedro Nardelli, Roberto Azeredo e Moacyr de Carvalho Dias, completaria 97 anos de idade.

Durante a solenidade foi descerrada uma placa comemorativa que pelo filho de Moacyr, Marcos, pela neta e diretora técnica do Zoo das Aves, Leticia, pela esposa, Sra Lilia de Carvalho Dias e pelo prefeito Sérgio Azevedo.

Depois todos foram convidados a conhecer o percurso sugerido aos visitantes, as aves e viveiros de imersão, uma novidade que vai atrair as pessoas para uma experiência de cor e som. O Zoo das Aves vai em breve ser aberto ao público e vai atuar com educação ambiental, pesquisa e atrativo turístico. As informações também serão disponibilizadas em rede social, em parceria com a Outcenter que instalou internet em toda a área de visitação. O local vai contar ainda com um café e uma loja. O Projeto atende às normas do IBAMA do IEF (Instituto Estadual de Florestas).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.