115 anos de tradição: Retirada dos Caiapós será realizada neste sábado
Uma das grandes atrações da Festa de São Benedito, a “Retirada dos Caiapós” será encenada às 15h deste sábado, 11, na Fonte dos Amores, com a presença de todos os ternos de congo. A retirada marca o antepenúltimo dia da festa na cidade.
O ato que faz parte da programação cultural da Festa de São Benedito relembra o laço de irmandade entre índios e negros que se ajudaram no período da escravidão, onde os negros fugiam para as matas e os índios os acolhiam. Depois de libertos os negros voltaram para retribuir a ajuda e os convidaram para participar da comemoração da abolição da escravatura. A história é contada há 115 anos, e tem a Fonte dos Amores como palco da encenação preservando a cultura negra.
Após a retirara os ternos de congada seguem em cortejo conduzindo os caiapós até a Praça Coronel Agostinho Junqueira, na Igreja de São Benedito. Às 18h, será realizada a celebração eucarística na Igreja de São Domingos, com participação dos ternos de congo e caiapós.
Às 21h, será encenada a Embaixada de Carlos Magno e os 12 pares de França, no pátio da Igreja de São Benedito. Esta encenação será repetida até segunda-feira, 13, Dia de São Benedito, quando a festa será encerrada. No último dia, haverá missa conga e procissão.
As tendas e barracas continuam movimentadas. A comida típica da Festa de São Benedito é uma atração à parte. Há caldo de feijão, pastel de fubá, lanche com pernil, tutu à mineira, canjiquinha, churrasquinho, feijão-tropeiro, doces, bebidas, entre outros.
Programação
De sexta a segunda
Barracas de comidas típicas, parque de diversões
Sábado
15h – Retirada dos caiapós na Fonte dos Amores
15h30 – Caminhada pela cidade, conduzindo os caiapós até a Igreja de São Benedito na Praça Coronel Agostinho Junqueira
18h – Celebração eucarística na Igreja de São Domingos com a presença de todos os ternos de congos e caiapós
De sábado a segunda
21h – Embaixada de Carlos Magno e os 12 partes de França pelo terno de congos de são Benedito, no pátio da Igreja de São Benedito.
Segunda
6h – Alvorada festiva com queima de fogos e repique de sinos da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora da Saúde (Basílica)
10h – Missa conga na Igreja de São Benedito
12h – Visita dos ternos de congo e caiapós à Basílica de Nossa Senhora da Saúde
16h – Procissão com andores de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia