150 anos de Poço de Caldas: Encontro de ex-prefeitos participam de hasteamento e café da manhã
O aniversário de 150 anos de Poços de Caldas, comemorado neste domingo, 6 de novembro foi marcado por uma série de solenidades ao longo do dia. O aniversário da cidade foi marcado com hasteamento de bandeiras, encontro com ex-prefeitos entrega de medalhas e comendas às pessoas que contribuíram pelo desenvolvimento da cidade.
Logo pela manhã a centenária Banda Municipal Maestro Azevedo, regida pelo maestro Miguel Francisco de Brito, executou os hinos de Poços e do Brasil, durante o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Sérgio Azevedo, pelo presidente da Câmara Marcelo Heitor e pelo secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, que representou o governador Romeu Zema.
O hasteamento foi prestigiado também por autoridades locais e pelos convidados especiais, os ex-prefeitos Adnei de Morais (1985-1989), Luiz Antônio Batista (1993-1996), Geraldo Thadeu (1997-2000), Paulo Tadeu D´Acardia (2001-2004), Paulo César Silva(2009-2012), Eloísio do Carmo Lourenço (2013-2016), acompanhados de suas esposas ou convidados.
Após o ato cívico, que abriu o dia de comemorações pelo sesquicentenário da cidade, o prefeito Sérgio Azevedo acompanhou os ex-prefeitos para um café especial, na Prefeitura, onde também esteve presente o vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas e esposa.
Pautado por amenidades, o café foi um momento de relembrar algumas passagens pelo Poder Executivo daqueles que já tiveram a responsabilidade de construir o futuro de Poços de Caldas.
“Foi um dia histórico para a cidade, essa reunião com os ex-prefeitos. Conseguimos reunir todos que passaram por este gabinete. Trata-se de um reconhecimento a cada um e fiz questão de convidá-los para comemorarmos juntos os 150 anos da cidade. Um momento muito agradável em que foram deixadas de lado as diferenças partidárias, tendo como foco a cidade de Poços de Caldas”, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo.
Após o café houve a entrega do troféu referente aos 150 anos aos ex-prefeitos e buquês de rosas para as primeiras-damas presentes, além de uma homenagem à servidora Neide Barros de Araújo, a mais antiga, e ainda em atividade, a exercer suas funções no gabinete do prefeito.
Os ex-prefeitos foram também convidados a escreverem mensagens a serem acondicionadas na cápsula do tempo, que será aberta durante as comemorações dos 200 anos da cidade.
Missa
Em seguida, às 11h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, houve a celebração da Missa Solene em Ação de Graças pelo aniversário de 150 anos de Poços de Caldas e também pelo Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde, pelo Padre Donizetti de Brito.
A celebração foi marcada pela homilia, que relembrou os primórdios da cidade, a instituição do dia 6 de novembro como o dia da fundação do município e também da padroeira. Contou com as leituras realizadas pelo prefeito, pelo vice-prefeito e pelo secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
A missa foi acompanhada pelos secretários municipais e comunidade, que lotou as dependências da basílica. Ao final, o prefeito Sérgio Azevedo entregou o troféu comemorativo aos 150 anos da cidade ao padre Donizetti.
Durante o período da tarde, as comemorações continuaram, com o armazenamento da Cápsula do Tempo, no Calendário Floral e a entrega da Comenda Imperador D. Pedro II, a 150 personalidades de Poços de Caldas. Paralelamente às solenidades, aconteceu o último dia do Festival 150 anos de Poços, que levou grandes artistas do cenário nacional, regional e local para o estádio dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão.