2025 se despede com calorão e 2026 chega com chuva em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – A onda de calor que atinge Poços de Caldas (MG) e toda região está perdendo a força e se despendido juntamente com 2025.
De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, a expectativa é que bloqueio atmosférico, que provocou todo este calorão perca a força já nesta terça-feira, 30, e a temperatura comece a cair.
Desde a semana passada, o fenômeno fez com que a temperatura ficasse até 5 graus acima do normal para esta época do ano em vários estados do país, entre eles Minas Gerais e consequentemente todo Sul de Minas.
Segundo a meteorologista Anete Fernandes, já a partir de amanhã a temperatura em Poços de Caldas varia de 19 a 27 graus. Na quarta-feira a temperatura cai um grau, registrando máxima de 26 graus, com possibilidade de chuva à tarde e durante a virada do ano.
Já na quinta-feira, primeiro dia de 2026 o dia será de céu nublado, com maior quantidade de nuvens e chuva e com isso a temperatura vai variar de 18 a 24 graus. “ A tendência é com o fim do bloqueio atmosférico de sábado para domingo, a temperatura cai mais um pouco com a chegada de uma frente fria na região Sudeste se alinhando ao litoral do Rio de Janeiro (RJ) trazendo chuva para parte de Minas Gerais, principalmente o Sul de Minas”, explica a meteorologista.
Ainda segundo Anete Fernandes, a expectativa é que este sistema se acople a um canal de umidade entre a região Amazônica e regiões Centro-Oeste e Sudeste, formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como acas que mantém grande área região Amazônica e regiões Centro-Oeste e Sudeste, se prolongando pelo Oceano Atlântico com chuvas, principalmente no Sul de Minas no domingo.
Alerta Vermelho
Apesar da previsão de queda de temperatura, o Inmet mantém ativo o Alerta Vermelho, ou seja, de grande perigo à saúde, devido à onda de calor ativo até as 18 horas desta terça-feira, 30, para seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul.





