2ª fase do Ensino Híbrido tem início na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira, 16 de agosto, começa a 2ª fase do sistema híbrido da Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas.
A partir da próxima semana, podem retomar as atividades presenciais os alunos do Jardim I (meio período), na Educação Infantil; 4º ou 3º ano (tarde) do Ensino Fundamental I; 8º ano (manhã) do Fundamental II; 2ª série (manhã e noite) do Ensino Médio; e do 1º ao 5º ano da Educação de Jovens e Adultos – EJA (noturno).
O cronograma vale também para as redes estadual e particular de ensino.
As 25 Escolas e 50 Centros de Educação Infantil que integram a Rede Municipal de Ensino de Poços de Caldas se prepararam para atender os protocolos sanitários para a retomada das aulas no sistema híbrido, autorizado pelo Comitê Municipal Extraordinário Covid-19, a partir do dia 2 de agosto, depois de um ano e meio de suspensão por conta da pandemia da Covid-19.
Retorno escalonado
A volta está sendo escalonada, de acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, com novas turmas autorizadas a retornar dentro de um período de 15 dias. O retorno das atividades presenciais, que teve início no dia 2 de agosto acontece em seis fases.
De acordo com a secretária de Educação Maria Helena Braga, esta é uma maneira cuidadosa de retorno, pela qual será possível realizar avaliações precisas e periódicas sobre o processo de retomada.
Para preparar a comunidade escolar para o retorno gradual às atividades presenciais, a Prefeitura lançou um portal especial com as informações mais importantes relacionadas às orientações de saúde e segurança, voltado para famílias, alunos, educadores e todos os servidores da Educação. Dentro do http://voltaasaulas.pocosdecaldas.mg.gov.br estão as recomendações para o retorno, além de vídeos explicativos com os protocolos que devem ser seguidos.
Acompanhamento permanente
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Saúde vem acompanhando de perto todas as etapas para a implantação do sistema híbrido de ensino no município, desde o planejamento e adequação das unidades até o retorno escalonado dos alunos.
Gestores e profissionais da Rede Municipal de Educação participaram, nesta semana, de uma “live” com orientações para o monitoramento das crianças, adolescentes e trabalhadores da educação sintomáticos para a Covid-19. Até o momento, há um caso de aluno confirmado para Covid-19 na Rede Municipal.
O ensino híbrido é facultativo. As famílias que ainda não se sentirem seguras podem optar por manter o estudante exclusivamente no ensino remoto.
Nesse caso, é obrigatória a continuidade da participação nas aulas remotas e realização das atividades encaminhadas pelos professores nas plataformas digitais, WhatsApp, materiais impressos, entre outros, de modo a cumprir a carga horária curricular obrigatória.
Para os estudantes que optarem pelo ensino híbrido, as aulas presenciais terão carga horária reduzida, que deverá ser complementada com atividades remotas.