Tribunal de Justiça

3ª Vice-Presidência participa de oficina na Comarca de Ervália

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, na quinta-feira (24/8), da Oficina Teórica e Prática sobre os Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos e Justiça Restaurativa, promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Ervália, sob a coordenação da juíza Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes.

Na oportunidade, a servidora Clarissa Pires Monteiro de Castro e o colaborador Samuel Duarte dos Santos, do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup), prestaram orientações acerca da Justiça Restaurativa e facilitaram dois círculos de construção de paz aos participantes da oficina, com objetivo de apresentar uma das metodologias da Justiça Restaurativa a partir de uma experiência vivencial.

Not-Oficina-Ervalia.jpg
A servidora Clarissa Castro e o colaborador Samuel Duarte, do Seanup, prestaram orientações sobre a Justiça Restaurativa ( Crédito : Divulgação TJMG )

Participaram da iniciativa 70 profissionais da área de educação, de serviços socioassistenciais, da saúde, das polícias e dos conselhos tutelares, dos municípios de Ervália, Araponga e Viçosa.

Not-Oficina-Ervalia1.jpg
Os participantes da oficina vivenciaram círculos de construção de paz ( Crédito : Divulgação TJMG )

Segundo Sidenir Vieira, psicólogo da Casa Lar e do Centro de Desenvolvimento do município de Ervália, “a oficina foi de muito aprendizado e sensibilidade em todos os sentidos, com escutas e vivências. Quanto aos círculos, foi excepcional conhecer a metodologia, considerando sua possibilidade de replicação e utilização nos ambientes de trabalho dos profissionais que participaram dessa iniciativa.”

Autocomposição e escuta

Not-Oficina-Ervalia2.jpg
O servidor Eduardo Bastos, da Comarca de Viçosa, e a juíza Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes palestraram na Oficina ( Crédito : Divulgação TJMG )

Na ocasião do evento, a juíza da Comarca de Ervália, Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes, abriu os trabalhos da oficina proferindo palestra acerca da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes e a importância de ferramentas dialógicas no contato com crianças e adolescentes.

Em seguida, o servidor da Comarca Viçosa, Eduardo Gonçalves Bastos, ministrou palestra sobre os métodos autocompositivos, com apresentação da Mediação e da Conciliação, e também acerca da Comunicação Não-Violenta, reportando as teorias e exercícios práticos acerca dessas metodologias para utilização pelos profissionais presentes.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.