59 postes já foram danificados este ano em acidentes de trânsito em Poços
O balanço foi divulgado pela DME Distribuição, que emitiu um alerta aos motoristas quanto aos riscos e transtornos à população que as batidas em postes podem causar. De Janeiro até o último dia 18 deste mês foram registrados 59 acidentes de trânsito envolvendo postes de iluminação na cidade, 11 a mais que ao longo de 2017.
O acidente mais recente foi registrado no último sábado, 15, na Avenida José Remígio Prezia. Um motorista perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e bateu em um outro carro e ainda capotou e atingiu um poste no canteiro central. Moradores de bairros nas proximidades ficaram se eneregia elética por cerca de 15 minutos. O motorista ficou com o braço esquerdo preso debaixo do carro. Ele continua internado na Santa Casa. Os ocupantes do outro veículo tiveram apenas ferimentos leves.
De acordo com o supervisor de Manutenção da Distribuição, Olivar Muniz, o abalroamento de poste é um problema que causa danos à rede de distribuição, iluminação pública e interrupção ao fornecimento de energia elétrica. “Os dados apontam o aumento de casos registrados em relação ao ano passado, de 01 de janeiro até 18 de dezembro de 2018 foram 59, contra 48 no mesmo período em 2017”, alerta Muniz.
A DME Distribuição geralmente é acionada pela Polícia, por quem presta o socorro ou por consumidores diretamente afetados pelo acidente, que acabam ficando sem energia. A equipe técnica é contatada para ir ao local e realizar os serviços necessários. Geralmente, essas ocorrências provocam rompimento de fiação, deslocamento ou até mesmo a quebra do poste. Quando há a necessidade de substituição do poste, o fornecimento de energia pode ser interrompido, para permitir a troca.
A apuração dos envolvidos acontece principalmente com base nos dados constantes no Boletim de Ocorrência, que permitem o acionamento dos responsáveis para ressarcir os danos. Porém, existem também os casos em que postes são danificados e não são prontamente informados à distribuidora, o que contribui para a não identificação da autoria e cobrança devida.
Todos os casos envolvendo a rede elétrica devem ser informados para a DMED, através do 0800.035.0196 (atendimento 24 horas). Não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em qualquer situação de emergência, é primordial solicitar ajuda através do 190 – Polícia Militar, 192 – SAMU ou 193 – Bombeiros, e aguardar as instruções de como proceder até a chegada do socorro.