6ª BRAVe conta com o comando de uma capitã
A 6ª Base Aérea de Aviação do Estado de Poços de Caldas pela primeira vez está sob o comando de uma capitã. A capitã Denísia Ferreira Oliveira substitui o capitão Henrique Nunes durante o período de férias.
Natural de Entre Rios, capitã Denísia não tinha muito contato com aeronaves e foi ganhando gosto pela aviação por influencia do irmão que também é policial e gosta muito de aeronaves.
A comandante ingressou na Polícia Militar em 2004 por meio do concurso de Formação de Oficiais, e desde 2009 faz parte do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) depois de realizar o curso de aviação como os demais pilotos comerciais. Além dela apenas outra policial militar é pilota aeronaves pela Polícia Militar de Minas Gerais.
Antes de comandar operações ostensivas com apoio aéreo, a capitã integrou o comando de operações do MG Transplantes, que atual na captação e transporte de órgãos no Estado.
Por dois anos a capitã Denísia coordenava e acompanhava todo o processo, desde o planejamento até o final da operação que era a entrega do órgão captado. “Foi um momento muito importante na minha carreira, um trabalho essencial e que muitas vezes fica no anonimato, pois geralmente muitas das operações ocorriam de madrugada, dando prioridade à vida e também para que tornasse o processo menos penoso para a família de quem fez a doação e também para a pessoa que iria receber o órgão doado”, destacou a capitã.
A carreira como piloto reservava outras emoções que vão ficar na memória da comandante. Entre elas, o apoio ao Corpo de Bombeiros durante o rompimento da barreira em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019. “Foi um dos atendimentos mais marcantes na minha vida. Fomos uma das primeiras aeronaves a chegar ao local, e não tínhamos informações exatas do que tinha acontecido, um cenário difícil de esquecer. Felizmente conseguimos resgatar uma das vítimas do rompimento assim que chegamos ao local,” se emocionou a capitã.
À frente do comando da 6ª BRAVe, mesmo que por alguns dias, a capitã pretende compartilhar a experiência adquirida ao longo dos anos no COMAVE com os tripulantes do Pégasus 05, além de conhecer um pouco mais de Poços de Caldas e região.
A primeira vez que esteve na cidade foi em 2016, mas veio como atleta para participar da 34ª Volta ao Cristo.