Voo inaugural marca inclusão de Poços no projeto Voe Minas Gerais
Cerimônia realizada no Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, na região sul de Poços, marcou a inclusão da cidade no projeto Voe Minas Gerais , do governo do Estado, que busca integrar as diversas regiões de Minas por meio da aviação. Para marcar a data, houve o batismo do voo inaugural, que trouxe de Belo Horizonte o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, o diretor de Serviços da Codemig, Zito Vieira, o vice- prefeito de Poços, Flávio Faria e os vereadores Paulo Tadeu e Lucas Arruda, além do deputado estadual Ulysses Gomes.
O avião Cessna Gran Caravan, o mesmo que irá operar a linha Poços/Belo Horizonte, chegou na cidade por volta de 15h30. Ainda na pista, a aeronave foi ‘batizada’ pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, que lançou jato de água sobre ela, inaugurando a linha aérea. Logo após as autoridades desembarcaram, foram recepcionadas pelo prefeito Sérgio Azevedo e diversos prefeitos da região , além de secretariado e parceiros do projeto de retomada dos voos regulares em Poços.
Em seu pronunciamento à imprensa, secretário de Estado destacou a vocação turística de Poços, que se “fortalece com a implantação dos voos, proporcionando também um incremento no chamado turismo de negócios. O projeto se consolida ainda mais com a inclusão de Poços de Caldas em seu roteiro”, disse Odair Cunha.
O vice-prefeito, Flávio Faria abordou a consolidação dos voos. “A pesquisa realizada pela PUC Minas, campus Poços, que é uma das parceiras do projeto na cidade, comprovou que existe a demanda, mas é um desafio para todos da cidade: empresários, políticos e comunidade, fazer que esta linha aérea regional se consolide. E iremos trabalhar para isso”. Em Poços, além da PUC, são parceiras as entidades Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acia), IF Suldeminas, Câmara Municipal e outros.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, o momento é histórico da retomada dos voos diários em Poços de Caldas. Ele convocou a todos os prefeitos presentes para que apóiem o projeto e passem a utilizar os voos para viagens à capital mineira. “Cabe a nós, prefeitos, aos demais políticos, aos empresários e cidadãos, prestigiar este projeto, para que possamos viabilizar e consolidar esta linha aérea que agora se instala na cidade. Agradeço ao governo do Estado, que hoje nos contempla com mais esta facilidade que, em muito irá contribuir, principalmente com o nosso turismo”, disse, informando ainda que pretende, no segundo semestre, restaurar a iluminação noturna da pista, para que o voo possa sair mais tarde de Belo Horizonte.
O evento contou ainda com a participação do presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Pereira; do comandante da 18ª Região de Polícia Militar, Frederico Antônio de Lima, do comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Ernande Brandão David; o representante da Real Aviator, Adriano de Paula Bruno, prefeitos; vice-prefeitos, além de vereadores da cidade e região.
Voe Minas
O Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Codemig e em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, para promover o desenvolvimento econômico regionalizado. DE Belo Horizonte, os voos saem e chegam no Aeroporto da Pampulha. Os voos são oferecidos de segunda a sexta-feira.