Pesquisa do PROCON aponta variação de quase 800% no preço de medicamentos em Poços
Uma pesquisa realizada esta semana pelo PROCON de Poços de Caldas apontou uma diferença muito grande nos preços de medicamentos de uma farmácia para outra. O levantamento feito em 12 drogarias da cidade comparou o preço de 68 medicamentos entre genéricos e de referência, ficando a constatação de uma variação de até 776% no preço do mesmo medicamento.
De acordo com a assessora jurídica do PROCON, Fernanda Soares, a pesquisa levou em consideração o preço do remédio ofertado para o cliente comum, ou seja, independente de cadastro, convênio, local de trabalho, idade e outros. “ Os medicamentos genéricos foram pesquisados levando em consideração o menor preço do produto, contendo as mesmas apresentações daquele de referência, no estabelecimento,” explicou a assessora.
Clique aqui para acessar a pesquisa completa
Ainda segundo Fernanda, os preços dos remédios necessitam de aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), sendo que os reajustes ocorrem anualmente. A última publicação foi a Resolução nº 1, de 10/03/2017 da CMED, que dispõe sobre a forma de definição do Preço do Fabricante (PF) e do Preço Máximo ao Consumidor (PMC) dos medicamentos, estabelece a forma de apresentação do Relatório de Comercialização à CMED, disciplina a publicidade dos preços dos produtos farmacêuticos e define as margens de comercialização desses produtos.