Filme sobre a música no Sul de Minas é destaque em festival de cinema
A 3ª edição do Festcine em Poços de Caldas, além de trazer oficinas, bate-papo e premiação dos melhores filmes do país, também abre um espaço especial para o primeiro longa-metragem sobre a música do Sul de Minas Gerais, contada por compositores da região. O documentário “Falsete” abre a Mostra de Cinema Falsete, atração do último dia do Festcine, Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, que acontece de 11 a 16 de julho.
A exibição é uma parceria da Alterea Filmes, organizadora do Festcine, com a produtora Mecenaria Brasil, responsável pelo longa. A Mostra de Cinema Falsete abre sua temporada com a exibição de seu filme principal no Festcine e segue em mostra itinerante por Alfenas, Machado e Poço Fundo, de julho a setembro, quando vai acrescentar outros filmes para exibição. O projeto é viabilizado pela Codemig e o Governo do Estado de Minas Gerais.
Falsete
Durante seus 80 minutos de duração, o filme traz histórias e entrevistas com mais de 15 compositores da região, em um registro inédito que usa 10 cidades mineiras como cenário. Entre os personagens do longa estão Raimundo Andrade, Ivan Vilela, Ceumar, Sérgio Santos e Fernando Brant. Para compor os depoimentos, entram dez clipes de canções que marcaram a história da música mineira, pela voz e interpretação da atriz e cantora Jucilene Buosi. A direção do projeto é de Rodrigo Infante, com produção artística de Wolf Borges e produção de áudio de Deivid Santos.
Programação do Festcine
A Mostra de Cinema Falsete acontece dentro da programação oficial do Festcine no dia de encerramento, 16 de julho, a partir das 18h30, no salão do Palace Casino. Na mesma noite, acontece a entrega de prêmio aos filmes vencedores do Festcine.
Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. A programação completa está disponível no site festcine.com.br.
O Festcine é uma realização da Alterea Filmes e tem patrocínio do DME e da Prefeitura de Poços de Caldas, junto à Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo. Também são parceiros do evento o IMS – Instituto Moreira Salles, Museu Histórico e Geográfico, Cristais Cá D´oro e Plataforma Looke.
Parabéns plea iniciativa,. Congratulo com o malungo Raimundo Andrade pela participação no festival. A sua voz inconfundível representa muito bem o nosso sul de Minas. Sucesso.