Médicos cubanos chegam a Poços
Os novos 3 médicos cubanos que vão atuar nas unidades de saúde voltadas para Atenção Básica foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 30, no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo. São 2 médicas e 1 médicos que vão atender nas UBS do Quissisana, Dom Bosco I e Estância São José.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, que também participou da apresentação, os novos médicos chegaram para suprir a saída de 2 outros médicos cubanos que também faziam parte do Programa Mais Médico, mas que tiveram o contrato encerrado.
No início de julho vence o contrato de mais 2 médicos, restando ainda mais 6 ainda do contrato anterior, porém o prazo expira em agosto. A medida que os contratos forem se encerrando, será feita nova contratação.
O Programa Mais Médicos do governo federal estipulou 10 vagas para Poços de Caldas, sendo que deste montante 7 devem ser composta por médicos estrangeiros, no caso, cubanos.
De acordo com o médico, Osvaldo Diaz Reyes, a expectativa é muito boa para iniciar as atividades no Brasil, mas especificamente em Poços de Caldas. Assim como ele, suas colegas são generalistas e vêm de uma grande experiência em atendimento na saúde pública da Venezuela, onde atuaram por 3 anos.
Segundo Reyes a estrutura oferecida aqui é bem diferente e baseado na experiência dos colegas que já estiveram no Brasil, ele acredita que será uma forma prazerosa de exercer a medicina. ”Estamos aqui para trabalhar para o povo e vamos atender bem o povo,” disse Reyes.
Além dos cubanos também foi contratado 1 médico brasileiro que deve chegar à cidade no mês de julho.
Os novos médicos devem iniciar as atividades na segunda quinzena de julho. Antes vão passar por um treinamento.