Condutores de ciclomotor têm até fevereiro para tirar CNH
Os condutores de ciclomotores, mais conhecidos como cinquentinhas, terão até o dia 29 de fevereiro de 2016 para se regularizarem. O prazo para a exigência da Carteira de Habilitação (CNH) ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) foi adiado pelo Conselho Nacional de Trânsito.
Segundo a resolução n 572 do Contran, o candidato que desejar se habilitar na ACC terá que cumprir 20 horas/aula teóricas e 10 horas/aula de práticas. Antes eram exigidas 45 horas/aula teóricas e 20 horas/aulas práticas. As provas de legislação terão 15 questões, sendo necessários, 60% de aproveitamento para aprovação. Os exames de direção seguem os mesmos requisitos de avaliação para tirar a categoria “A”.
Portanto, até o final de fevereiro, se for parado em uma blitz o proprietário do veículo ciclomotor que for abordado nas vias do Estado de Minas Gerais deverá portar o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) vigente, que passou a ser exigido pelo Detran de Minas desde 21 de novembro deste ano.
Os Centros de Formação de Condutores também foram beneficiados por uma outra resolução do Contran, a de nº 571, que concede o prazo de 180 dias para que os auto escolas adquirirem ciclomotores para as aulas práticas.