Exposição relembra o trabalho de Xixo pela preservação de aves
Tem início neste sábado, 1º, no Museu histórico e Geográfico de Poços de Caldas a exposição, Zoo das Aves, um amor que criou asas! A mostra reúne fotos que contam um pouco da trajetória do empresário Moacyr de Carvalho Dias, seu Xixo à frente do Criadouro de Aves de Poços de Caldas, hoje Zoo das Aves. A exposição faz parte da programação do JulhoFest .
Em 1979 o empresário iniciou as atividades no Sítio da Ferradura, demonstrando enorme amor à natureza e principalmente, às aves nas suas mais variadas espécies. Seu cuidado e dedicação foram reconhecidos nestes quase 40 anos de trabalho por instituições importantes ligadas ao meio ambiente, como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), o IEF (Instituto Estadual de Florestas) e ICMBIO (Instituto Chico Mendes de conservação da Biodiversidade). Sempre empenhado na preservação de aves raras, contribuiu imensamente com a pesquisa científica e a reprodução de aves num ambiente favorável para este fim.
Um visionário de extremo carisma e amor também por Poços de Caldas, um cidadão que muito fez e deixou um legado para todos que aqui vivem. Entre muitas histórias, o Sr. Moacyr participou como ator no filme O Cangaceiro, de Lima Barreto, em 1953, aos 33 anos. Seu Xixo faleceu em janeiro de 2017, deixando um legado de amor à natureza e amor a Poços de Caldas
Para dar prosseguimento a este trabalho será aberto em breve o ZOO DAS AVES para a visitação pública dentro do conceito ZOO PARQUE – que une espaço adequado à convivência, bem estar das aves e propício à reprodução e perpetuação das espécies.
O intuito é estimular as pessoas a conhecerem e que a partir daí também possam contribuir para a preservação e equilíbrio ambientais.
O Zoo das Aves passa a compor os recantos turísticos de Poços de Caldas com o compromisso de ser referência em lazer, educação, acolhimento de aves e de bem receber os visitantes.
A exposição acontece entre os dias 01 e 31 de julho, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Foto Brasilmar. O horário de funcionamento do Museu é de terça a sábado, entre 8h e 18h e aos domingos, entre 8h e 14h. a entrada é de graça.