Hospital Santa Lúcia pede ajuda à Câmara Municipal
A diretoria do Hospital Santa Lúcia encaminhou um ofício à Câmara Municipal apresentando uma preocupação com a possível interrupção dos atendimentos por causa da situação financeira. O documento é um pedido de ajuda para estabilizar as contas nos últimos meses do ano.
Atualmente o hospital passa por dificuldades, principalmente nos atendimentos referentes ao Sistema Único de Saúde, uma vez que o Santa Lúcia é referência em atendimentos na área da cardiologia, neurologia e hemodinâmica para Poços de Caldas, cidades do Sul de Minas e também do interior paulista.
De acordo com o diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Neto, há mais de 14 anos a tabela do SUS não é reajustada e o hospital é obrigado a trabalhar com valores baixos o que compromete ainda mais a situação. Este ano além dos atendimentos de urgência e emergência de infarto agudo e AVC (acidente vascular cerebral) o Santa Lúcia atendeu a uma demanda de 328 cirurgias eletivas.
No ofício o diretor do Santa Lúcia demonstra a preocupação da possibilidade de interrupção no atendimento dos pacientes e em especial os do SUS, justamente por falta de recursos financeiros.
O diretor espera que o hospital possa receber algum tipo de ajuda no qual foi oferecido para a Santa Casa, que vai receber o montante de R$ 2 milhões referentes a devolução de repasses feita antecipadamente pela Câmara à Prefeitura para socorrer o setor de oncologia que chegou a suspender o atendimento para novos pacientes.
Os vereadores devem votar hoje, dia 7, em regime de urgência o Decreto de Lei que autoriza o repasse dos recursos para a Santa Casa. O documento foi encaminhado na semana passada para o Legislativo.