Público passa ter acesso à biblioteca especializada do Museu
Inaugurada em 2008 no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, a biblioteca Nilza Botelho Megale, passa a partir de agora a ficar aberta para o público que queira aprender e conhecer de perto livros e documentos relacionados à história, principalmente de Poços de Caldas.
Por meio da Lei nº 9.192, a biblioteca Nilza Botelho Megale passa a ser a primeira biblioteca especializada do município sendo integrada ao Sistema Municipal de Bibliotecas.
A biblioteca conta agora com servidores específicos (bibliotecária e auxiliares de biblioteca) para o atendimento ao público e terá seu acervo de caráter exclusivo para pesquisa interna, concentrando em História e Geografia, geral e do município, arquivo de escritores da cidade e obras raras e especiais.
A catalogação é informatizada usando o Sistema de gerenciamento Koha (Koha é um software livre de código aberto como um sistema integrado de gestão de biblioteca, criado pela Biblioteca Horowhenua Library Trust da Nova Zelândia e atualmente mantido por uma grande comunidade internacional).
Há algumas raridades na biblioteca, como os primeiros jornais da cidade, arquivos de registros das primeiras ruas, contabilidade do município e outras
Antes a biblioteca funcionava como um espaço de conservação de livros e documentos, restrito ao público em geral. Agora todos poderão ter acesso. A biblioteca passa a funcionar de terça a sexta das 08h às 18h e aos sábados das 12h às 18h.