Zooparque recebe visita de promotor de Alagoas
O coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Alagoas, o Promotor de Justiça, Alberto Fonseca, um dos defensores da preservação do Mutum-de-Alagoas, ave que por anos foi estudo de pesquisa e cativeiro no então criadouro de Poços de Caldas, antes da transformação em zooparque que estava na lista de extinção.
O promotor veio com a família passar Carnaval em Poços e aproveitou para ver de perto o Projeto que possibilitou que o então Criadouro de Aves Poços de Caldas, durante 18 anos trabalhasse em prol da reprodução do Mutum-de-Alagoas. A ave estava extinta na natureza e neste ano será iniciado o processo de reintrodução no seu estado de origem, após os esforços dos pesquisadores conservacionistas, entre eles, o empresário Moacyr de Carvalho Dias.
No ano passado o Zoo das Aves participou de importante solenidade em Maceió, no Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli, inaugurado pelo IPMA (Instituto de Preservação da Mata Atlântica) com a chegada de um casal de mutuns, levados pelo criador Roberto Azeredo, de Belo Horizonte.
Em Poços de Caldas existem 22 indivíduos do Projeto que ainda serão expostos no Zoo das Aves após a adaptação de um novo Recinto para este fim.
O Promotor de Justiça, Alberto Fonseca disse que ficou muito satisfeito em ver o trabalho realizado no Zoo. “Sabemos do esforço e dedicação do sr. Moacyr de Carvalho Dias nos projetos conservacionistas e agora como um zooparque, aberto à visitação, o Zoo das Aves, com tantas variedades, se dedica a ampliar as ações e possibilitar às pessoas a chance de conhecer e ajudar a preservar as espécies”, comentou.
O promotor foi recebido pelo Diretor e pela Diretora Técnica do Zoo das Aves, Marcos de Carvalho Dias e Leticia de Carvalho Dias Agostini e caminhou por todos os recintos, inclusive pelos de imersão, onde pode ver espécies como guarás-rubras, emus, araras azuis, íbis, curicacas e colhereiros que fazem parte do plantel, além de uma especial coleção de cracídeos, como outros mutuns e faisões.
Em setembro do ano passado, o então criadouro, localizado no Sítio Ferradura no Bairro Bortolan Foi aberto ao público depois de transformado em zooparque, sendo o mais novo ponto turístico de Poços de Caldas. Hoje o espaço reúne quase 200 espécies diferentes e 2 mil aves.