Inclusão: APAE celebra o dia Internacional da Síndrome de Down
Um dia de reflexão sobre a importância dos direitos da inclusão e do não preconceito aos portadores da Síndrome de Down. É assim que muitas instituições e associações que prestam assistência às pessoas com Down celebram o dia 21 de março, data que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Na APAE de Poços de Caldas não foi diferente. Ao longo de décadas as ações e atividades promovidas pela instituição são voltadas para conscientizar a população sobre o que é a Down e o principal incluir os alunos à sociedade.
Atualmente a APAE de Poços presta assistência para 642 alunos que têm a instituição como um segundo lar com a convivência com os amigos e funcionários da instituição.
Na APAE eles têm a oportunidade de se desenvolver como qualquer criança e adolescente sem as barreiras do preconceito e da diferença.
Para a diretora da APAE, Carolina Rodrigues, não só o dia 21 de março, mas todos os dias do ano é motivo de celebrar. “Que todos os dias possamos aprender com as diferenças e contribuir para um mundo mais inclusivo,” desejou a diretora.
Hoje no Brasil existem aproximadamente 270 mil pessoas portadoras da Síndrome de Down. A Down nada mais é que uma condição genética em que qualquer pessoa pode nascer com ela.
A síndrome é caracterizada quando o portador ainda na formação nasce com um cromossomo a mais, totalizando 47 em vez de 46 cromossomos.
Cada dia entendemos mais que… todos nós somos seres humanos.