Meio-passe estudantil: Universitários e prefeito vão se reunir com a Circullare
Uma reunião entre os universitários, prefeito e representantes da Circullare deve ser marcada durante a semana para discutir a concessão do meio-passe estudantil para os acadêmicos do Campus da Unifal e do IEF Sul de Minas que ainda não são contemplados com o benefício.
A reunião com a empresa de ônibus é o resultado de uma manifestação promovida pelos estudantes na tarde desta sexta-feira, 13, onde reivindicavam o cumprimento da lei 8.668 que concede desconto de 50% no valor da passagem do transporte público para estudantes desde o ensino fundamental ao superior.
Durante o ato os manifestantes foram até a porta da prefeitura e reivindicaram a reunião com o prefeito. Uma comissão formada pelos estudantes Paula Montenegro, Anayara Pereira, Carolina Marques, Adonias Santos, Maria Célia Araujo, Ingrid Ventura, Renê Borges e Danilo de Castro, foi recebida pelo prefeito, Sergio Azevedo, e o vice, Flávio Faria. No encontro eles apresentaram a dificuldade em arcar com custo da passagem integral.
O prefeito destacou que a Prefeitura não tem recursos para custear o desconto de 50% aos estudantes e que há um contrato restritivo firmado com a empresa. No entanto, o chefe do Executivo ressaltou que vai avaliar todas as possibilidades junto à Circullare e que, em último caso, vai exigir a obrigatoriedade do meio-passe estudantil na próxima licitação do transporte coletivo, prevista para acontecer em 2019.
Além disso, foi assumido o compromisso de inclusão de representantes das instituições no processo licitatório do transporte coletivo. Os universitários assumiram o compromisso de enviar um estudo de demanda de uso do transporte coletivo de todas as cinco universidades e também uma proposta de cumprimento integral da lei.