Música marca o início da campanha Outubro Rosa na Santa Casa
A campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama na Santa Casa de Poços de Caldas começou de forma diferente este ano. Ao som de violino, funcionárias, pacientes e familiares receberam a doação de 250 lenços acompanhados de panfletos explicativos sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama. A entrega foi feita pela paciente Carina Lujan, diagnosticada com câncer.
Ao lado do violonista Rafael Sisti, Carina percorrereu os corredores do hospital levando mensagem de esperança e otimismo para as pacientes. “Foi lindo. Foi muito importante para mim poder distribuir esses lencinhos e os panfletos e conversar com os pacientes. Como estou vivenciando isso, percebi que depende de nós mulheres fazermos nosso auto exame, da gente se prevenir, carregando essa bandeira com o maior orgulho e a maior alegria”, se emociona Carina.
Santa Casa contra o câncer de mama
O médico mastologista, Ricardo Laier, lembra que a Santa Casa tem aderido à campanha Outubro Rosa, que é realizada já há alguns anos, principalmente por conta da Unacon, que é uma referência no tratamento ao câncer em toda a região. “O câncer de mama tem uma incidência muito alta, mas, felizmente, o índice de cura também é muito alto, principalmente, claro, nos casos diagnosticados em estágios mais iniciais. Só para se ter uma ideia, hoje, na realidade de primeiro mundo, que é mais ou menos nossa realidade no sul e sudeste do Brasil, é que em torno de 20 a 25% das mulheres estão falecendo da doença. Ou seja, a perspectiva é muito boa. E um dos pilares da perspectiva ser boa é justamente o diagnóstico precoce. E é esse tipo de iniciativa, como o Outubro Rosa, que conscientiza toda a população para que vá atrás, realize todos os exames preventivos para que nós consigamos ter um diagnóstico precoce e, assim, um índice de cura alto da doença”, explica o mastologista.