Futuro da Guarda Mirim será discutido hoje na Câmara
O possível fechamento da Guarda Mirim de Poços de Caldas será debatido na tarde desta sexta-feira, 26, durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Poços de Caldas. Por determinação do Ministério Público do Trabalho de Pouso Alegre, o projeto que atende jovens de famílias de baixa renda há quase 50 anos, terá que se adequar às normas do sistema Menor Aprendiz ou encerrar as atividades em Poços.
A preocupação com o fim desse importante projeto levou a Câmara Municipal a propor uma audiência pública sobre o assunto, por meio de requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), assinado por todos os vereadores.
O Legislativo teve conhecimento da tramitação de uma ação judicial em que o Ministério Público do Trabalho requer a finalização do projeto da Guarda Mirim. A informação foi repassada à Câmara pela diretoria do Lions Clube de Poços de Caldas Urânio, que administra o serviço. No documento enviado ao Legislativo, o Lions Clube afirma que, durante 47 anos, incentivou a inserção do jovem poços-caldense no mercado de trabalho e que, nesse período, mais de 14 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto.
Pelas normas do Menor Aprendiz, os jovens devem estudar durante o dia nos cursos de capacitação credenciados e trabalhar nos dias em que não têm aula, sistema que não se aplica ao projeto da Guarda Mirim. Atualmente, os jovens beneficiados obrigatoriamente precisam estar matriculados e trabalham em empresas privadas e órgãos públicos, como Prefeitura e Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, com carga horária de 4 a 6 horas.
Segundo o presidente Antônio Carlos Pereira, o encerramento do serviço será prejudicial à comunidade e a centenas de jovens que têm na Guarda Mirim uma oportunidade de experiência para o primeiro emprego. “A Guarda Mirim tornou-se essencial para muitas famílias que confiam no projeto para manter seus filhos distantes de más companhias, convivendo com pessoas de bem e exercendo uma atividade importante. Dessa forma, estamos propondo uma audiência com o objetivo de compreender a situação que vem ocorrendo, buscar soluções para que o projeto tenha continuidade e receber as demandas e opiniões da população. Esperamos que seja um debate muito produtivo e que tenhamos bons resultados, ou seja, a continuidade do projeto Guarda Mirim”, disse.
O encontro será transmitido pela Internet no Portal da Câmara e nas páginas do Facebook e Youtube.