“Procon vai à escola” é lançado na Wilson Hedy Molinari
Ainda dentro das comemorações dos 146 anos de Poços de Caldas, o Procon Municipal lançou, nesta segunda-feira, 26, o projeto “Procon vai à escola”.
A ação tem como objetivo é orientar as crianças da rede municipal de ensino sobre o consumo consciente. A primeira edição foi realizada na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, na Vila Cruz.
O projeto conta com a distribuição de uma revista idealizada especialmente para o público infantil. O material foi produzido com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. “O objetivo é levar informações às crianças, que são grandes replicadoras, através de práticas de consumo consciente. O material é lúdico, fazendo com que as crianças aprendam brincando e possam ser multiplicadoras em casa, no bairro, com os amigos”, destaca o coordenador do Procon, Fábio Camargo.
Participaram da primeira edição do projeto “Procon vai à escola” alunos de três turmas do 5º ano da E.M. Wilson Hedy Molinari. A assessora jurídica do órgão de defesa do consumidor, Fernanda Soares, apresentou o material aos alunos e destacou que tudo foi pensado levando em conta os interesses das crianças. A revista é voltada para alunos de 10 a 12 anos.
Após as explanações da equipe do Procon, as crianças receberam o livreto que ensina brincando, por meio de desafios como caça-palavras e cruzadinhas. A publicação do tipo passatempo orienta, em linguagem acessível ao público, quanto aos direitos em relação a compras ou contratação de serviços, sobre as relações de consumo, prevenção ao consumismo e ao superendividamento, apresenta o Código de Defesa do Consumidor e inclui até mesmo uma tabela de gastos visando à educação financeira.
O projeto prossegue em 2019 visitando prioritariamente as 25 escolas da rede municipal, garantindo a educação para o consumo nas unidades educacionais.