Médicos que vão substituir cubanos chegam a Poços na próxima semana
As unidades de saúde de Poços de Caldas vão receber, a partir da próxima semana, cinco médicos brasileiros do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que começam a substituir os profissionais cubanos que, desde a última terça-feira, 27, já não atendem mais nas UBSs.
Das nove vagas que eram ocupadas por cubanos na rede municipal todas já foram preenchidas por meio do edital lançado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, cinco profissionais já validaram a inscrição na Secretaria Municipal de Saúde e devem começar a atender a partir da próxima semana.
Com a saída dos nove médicos cubanos e até o início do trabalho dos brasileiros contratados para a substituição, sete unidades básicas de saúde estão temporariamente sem médicos. “Estamos contando com o apoio de outros profissionais para prestar a assistência a casos pontuais. Já os atendimentos agendados voltarão à normalidade, com o ingresso destes novos médicos a nossa rede. É uma situação temporária, de poucos dias e nós contamos com a compreensão da população, na certeza de que em breve, os nossos atendimentos na Atenção Básica estejam regularizados”, informou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
Em Poços, das 15 vagas do Programa Mais Médicos, nove eram ocupadas por profissionais de Cuba. No dia 14 de novembro, Cuba anunciou a saída do Programa. Em função disso, o Ministério da Saúde lançou edital com cerca de 8,5 mil vagas para a substituição dos profissionais cubanos. Desde 2014, Poços de Caldas contava com médicos vindos de Cuba na Atenção Básica.