Orides será exibido hoje no Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles de Poços exibe logo mais à noite, o filme Orides, onde ninguém mais. O filme conta a trajetória de Fontela, desde sua infância em São João da Boa Vista (SP) até seu falecimento. O documentário conta com 15 depoimentos de amigos, familiares e pesquisadores do legado da poeta, entre eles o biógrafo de Orides, Gustavo de Castro, amigos próximos, como Dora Avânzi e Gerda Schröeder, e o editor responsável pela popularização da sua obra, Luís Fernando Emediato.
A produção do filme visitou lugares onde Fontela morou, resgatou documentos, e também um dos seus últimos poemas, ainda inédito. O longa-metragem foi produzido ao longo de dois anos, com locações em São João da Boa Vista, Campos do Jordão, São Paulo, Campinas e Poços de Caldas.
Além de elementos do documentário, o filme adota recursos da ficção para abordar memórias, curiosidades e angústias da personagem. O longa-metragem contou com a participação de 12 atores, com destaque para Anna Cláudia Zanetti, que interpretou Orides, e Diego Fracari no papel do pai da poeta, Álvaro Fontela.
Orides, onde ninguém mais integra o projeto da UNIFAE, iniciado em 2016, com a criação do Memorial Orides Fontela, onde estão depositadas as cinzas da escritora. O objetivo é que o local se torne um centro de referência de estudos e pesquisas sobre a obra de Fontela.
Após a sessão, haverá um debate com o diretor. O longa-metragem, que tem roteiro, direção e montagem de David Ribeiro e produção da UNIFAE, retrata a vida da poeta Orides Fontela (1940-1998).
Exibição de Orides, onde ninguém mais, seguida de debate
19 de dezembro (quarta-feira), às 19h00
Entrada gratuita
IMS Poços
Rua Teresópolis, 90, Jd. dos Estados
Poços de Caldas – MG
(35) 3722-2776
Horário de funcionamento: Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h
ims.com.br
twitter.com/imoreirasalles
instagram.com/imoreirasalles
facebook.com/InstitutoMoreiraSalles