Morre seo Gonçalo, ex-pracinha da FEB
Será sepultado na tarde desta sexta-feira, 15, o corpo do ex-pracinha, Gonçalo Colhado. Seo Gonçalo como era conhecido, tinha 96 anos, e morreu por volta das 3 horas da madrugada em um hospital particular onde estava internado dede a última terça-feira, com problemas respiratórios.
Seo Gonçalo entrou para o Exército em 1934 e foi combatente da Força Expedicionária Brasileira, juntamente com outros 15 militares de Poços de Caldas que atuaram junto a FEB na Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945.
Em respeito e reconhecimento pela atuação na Segunda Guerra, Seo Gonçalo fazia a abertura dos desfiles de 7 de Setembro na cidade ao lado de Dona Joana Ferro Frison, ex-enfermeira e irmã do ex-pracinha, Aureliano Primo Ferro. Homenagem que virou tradição na cidade.
Seo Gonçalo foi um dos primeiros servidores do DME e era conhecido pelo trabalho de preservação e divulgação de plantas medicinais e árvores frutíferas plantadas em um mini pomar ao lado da casa onde morava na Rua Ceará. Entre as espécies estava o Pau-Brasil.
O corpo de Seo Gonçalo está sendo velado no Velório Municipal e o sepultamento será às 17h no Cemitério da Saudade. Seo Gonçalo era viúvo e deixa um filho e uma neta.
Em agosto do ano passado Poços de Caldas despedia de outro ex-pracinha, o senhor Jovino Gentillini, aos 98 anos de idade.
Em 1973, os veteranos de guerra foram homenageados com o monumento instalado na Praça Getúlio Vargas, em frente à Urca. Fonte- Roberto Tereziano