Taxistas querem regulamentação do transporte com aplicativo na cidade
Esta foi uma das reivindicações apresentadas pelos taxistas durante uma reunião com os vereadores na última quarta-feira, 20, na Câmara Municipal de Poços de Caldas. Além da regulamentação do transporte via aplicativos, os taxistas querem que seja feita a fiscalização do serviço.
Durante o encontro, representantes da categoria entregaram um documento aos parlamentares solicitando, também, a implementação de medidas visando à melhoria do trabalho realizado no município. Algumas das propostas apresentadas pelos taxistas são limitação de carros por habitantes, necessidade de emplacamento em Poços de Caldas e uma fiscalização efetiva por parte do município, visto que muitos veículos têm estacionado em vagas de carga e descarga, idosos e deficientes.
Atualmente em Poços de Caldas estão em operação 4 aplicativos. A Uber, que completou dois anos em novembro do ano passado. A IGO, uma plataforma desenvolvida exclusivamente para os motoristas de Poços de Caldas. O 99 TOP e o 77 Racer. Ao todo 400 motoristas trabalham com os aplicativos na cidade, isso sem levar em consideração aos motoristas de aplicativos que vêm de cidades da região, o que acaba prejudicando não apenas os taxistas, bem como os demais motoristas de aplicativos.
O presidente do Legislativo, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), destaca que alguns encaminhamentos já foram definidos. “Nós tivemos essa reunião, inclusive com a presença do presidente do Sindicato dos Taxistas, e a grande reclamação deles é em relação ao transporte clandestino. Infelizmente, várias pessoas estão agindo de forma irregular na cidade e isso é uma injustiça e acaba criando situações difíceis. Os vereadores já definiram alguns encaminhamentos e o primeiro deles é um anteprojeto, que já foi repassado às assessorias, com várias propostas apresentadas. A matéria será enviada ao Executivo para análise. O segundo é um requerimento que será apresentado convocando o secretário de Defesa Social para responder algumas questões levantadas pela classe”, diz.
Segundo o presidente, também será agendada uma reunião com vereadores, representantes dos taxistas e os órgãos de segurança e fiscalização do município para que as demandas sejam analisadas. “Será uma reunião para que possamos discutir medidas e resolver a questão do transporte clandestino em nossa cidade, bem como a regulamentação do transporte por aplicativo”, finaliza.
Em março de 2017, quando os aplicativos começavam a chegar na cidade, o assunto foi discutido durante uma reunião entre os taxistas e representantes da Secretaria Municipal de Defesa Social.