Conselho Municipal da Mulher empossa novos integrantes
Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foram empossados na tarde desta segunda, 25, em solenidade realizada na Casa dos Conselhos. A posse contou com a presença do prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, do vice Nizar-El Khatib e da primeira-dama do município, Cláudia Luciana de Oliveira Lourenço.
O novo conselho vem reformulado, a partir da Lei nº 9.109, de 2 de março de 2O16, que lhe garante maior representatividade. São 32 membros, entre titulares e suplentes, representantes de entidades de classe, associações e de outros conselhos municipais já constituídos. O prefeito Eloísio destaca que a nova composição do conselho reflete “a nova dimensão do pensamento dos problemas das mulheres, e efetivamente a administração construiu uma legislação que veio dar o suporte necessário para que o conselho pudesse trabalhar”.
Pela nova Lei, o conselho passa a ter também a participação de representantes dos Conselhos de Promoção da Igualdade Racial e Étnica; do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Saúde, além dos representantes do Poder Executivo, da OAB, de representantes de órgãos sindicais, da área acadêmica, da Delegacia da Mulher e da Polícia Militar.
Segundo a secretária de Promoção Social, Lucia Elena Rodrigues, em 2O13, o número de conselheiras era reduzido e um dos grandes desafios era enfrentar o problema da violência contra a mulher. “Apesar do número de conselheiros, que aos poucos foi crescendo, o conselho ainda representava muito pouco a diversidade das posições e lugares das mulheres na sociedade de Poços de Caldas. Então, a nossa principal meta, dentre outras, foi a de mudar e amadurecer um projeto de lei que desse a Poços de Caldas um conselho como representação das diferentes mulheres e diferentes circunstancias que elas enfrentam na sociedade”.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem como finalidade formular diretrizes, propor programas e articular as políticas públicas, objetivando a melhoria das condições de vida das mulheres e o enfrentamento de todas as formas de violência e de discriminação, assegurando a sua plena participação na construção da igualdade nos planos político, econômico, social, cultural e jurídico.
De acordo com Cláudia Luciana de Oliveira Lourenço, que ocupou a presidência do conselho nos últimos quatro anos, a nova lei altera, ainda a natureza do conselho, estabelecendo o mesmo como órgão consultivo e altera ainda as disposições do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. ( Fonte – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Poços de Caldas)
Saiba quem são os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:
Representantes da Secretaria Municipal de Governo:
titular
Claudia Luciana de Oliveira Lourenço
suplente
Marília Almeida Lorencetti
Secretaria de Promoção Social:
Lucia Elena Santos Junqueira Rodrigues
Giulia Viotti Granato
Secretaria de Educação:
Ana Carolina Abreu Marques
Fabiana de Oliveira Gomes Assistência
Secretaria de Saúde:
Miriam de Fátima Cioffi Ayres
Elaine Cristina de Souza
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho:
Lidia Teixeira de Carvalho
Vanice Alves Porreca Tavares
Secretaria de Cultura:
Maria Rita Deoclécio Xavier
Rosmeire Dalva Nogueira da Silva
Representante da OAB 25º Subseção PC:
Fabiana Trevisan
Priscila de Melo Side Gomes
Sindicado do Comércio:
Juliana Alexandre Vieira Pedro
Vitor Marchesi Filho
Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes:
Jane Crivelari
Regina Célia Silva Rossi
Representantes das Universidades:
Anayara Raissa Pereira de Souza
Fernanda Mendes Resende
Representante Compiré:
Maria Augusta Clementino
Márcia Alessandra Miguel
Conselho Municipal de Assistência Social:
Renata Maria dos Santos
Gresiel Ferreira Rocha Custódio
CMDCA:
Luciene Rabelo Egídio
Patrícia Chagas de Souza Ribeiro Silva
Conselho de Saúde:
Isabel Ferreira Machioni
Regina Alves
Delegacia da Mulher:
Gisnéia Mirela Ramires
Juliane Emiko Hissanaga Quaggio
Policia Militar:
Thalita Jacintho Bringe
Kênya Rodrigues Barbosa