CulturaDiversos

Eu sou o Batman: fãs celebram os 80 anos do Cavaleiro das Trevas

Um dos super heróis mais complexos do universo dos quadrinhos até o cinema, o Homem Morcego completa 80 anos neste sábado, dia 30. Uma data importante para os fãs, que marca a saga do Cavaleiro das Trevas a partir de 1939, com a primeira história em quadrinhos.

Inspirado em Batman vs Superman, André Frizzo usou as escadas que dão acesso ao Museu de Poços como cenário de ensaio fotográfico – foto Polezi

Um dos heróis mais populares e consagrados da DC (Detective Comics), o Batman ganhou versões distintas pelos criadores Frank Miler, Alan Moore e Neil Gaiman, que escreveram verdadeiros clássicos das HQs. A popularidade aumentou quando o Homem Morcego chegou à TV em 1960, interpretado por Adam West. A série americana marcou a infância de muita gente, que se tornou fã a partir do seriado.

O primeiro filme de Batman chegou aos cinemas em 1989, dirigido por Tim Burton. Outros dois filmes foram lançados em 1990 e 1997, mas não empolgaram os fãs, que foram reencontrar seu herói preferido a partir de 2005, com o lançamento da trilogia dirigida por Christopher Nolan: Batman Begins, Cavaleiro das Trevas e o Cavaleiro das Trevas Ressurge. Recentemente, foram lançadas versões mais próximas dos HQs, com Batman vs Superman, a Origem da Liga e Liga da Justiça.

Batman vs Superman serviu de inspiração para o fã de Poços de Caldas, André Frizzo, um dos organizadores do evento Anime Poços, que chegou a confeccionar uma armadura bastante parecida com a usada pelo homem morcego em Batman vs Superman.

Frizzo começou a gostar do Batman a partir dos quadrinhos, ainda criança, fixação que continua agora como adulto. “Uma coisa que acho bacana do Batman é que, apesar de sempre existirem várias sagas ao longo destes 80 anos, tanto nos quadrinhos, quanto animações e filmes, a essência do personagem não muda muito de uma versão para outra, são poucos os casos onde inventam, por exemplo, outra origem para o personagem”, destaca Frizzo.  

Davi Daniel é fã desde os 5 anos

O escritor e desenhista Davi Daniel é outro fã poços-caldense que tem paixão pelos quadrinhos desde os 5 anos de idade. As HQs sobre o Batman já serviram de inspiração para o escritor que, ao lado da esposa Pâmela Mira, já lançou 14 livros, sendo dois quadrinhos com personagens sombrios, Amecrom, que conta a história de um lobisomem, e Edgar Blum. Apesar de toda complexidade do super herói, Davi Daniel considera que o personagem se encaixa nas fases na vida das pessoas, desde criança até a fase adulta. “O Batman é tema de discussões intelectuais e psicológicas justamente pela complexidade. Ele também serve de inspiração para muita gente na vida real, pois soube transformar o trauma pela perda dos pais em uma coisa positiva, criando algo de bom. É um personagem que, mesmo sombrio, consegue agradar crianças e adultos. É um personagem atemporal que consegue acompanhar as mudanças da sociedade”, observa o escritor.

Batman Mineiro

Inspirado no super herói, há três anos o biomédico Rodrigo Perdigão criou um projeto no qual se veste de Batman para levar alegria e mensagens de esperança e superação para crianças internadas em hospitais de Belo Horizonte, principalmente aquelas que se recuperam de tratamento de câncer.

Há 3 anos o Batman Mineiro leva alegria para crianças em hospitais de BH

“Meu trabalho é 100% filantrópico. Já estive em hospitais para levar alegria para as crianças que passaram por quimioterapia e a recepção foi emocionante, pois levo ainda motivação. Em troca, recebo o carinho”, se emociona o Batman Mineiro.

Para falar com o Batman Mineiro nem precisa usar o Batsinal,  basta acessar a página dele no Facebook: https://www.facebook.com/batmanmineiro e também o perfil no Isntagram: @batmanmineiro.

Maratona de filmes

Para quem é fã e curte os filmes do Batman, o canal de TV por assinatura Warner Chanel vai exibir, neste sábado (30), três longas em comemoração aos 80 anos do super herói. A maratona tem início às 17h20, com Batman: O Retorno; às 19h40 será exibido O Cavaleiro das Trevas e, para encerrar a noite, às 22h30 será exibido Batman vs Superman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.