Pedreiro é multado em R$ 104 mil por criar aves sem licença ambiental
Um pedreiro de 58 anos terá de arcar com uma multa de R$ 104.059,07 depois de ter sido flagrado pela Polícia Militar do Meio Ambiente criando os pássaros a maioria da fauna silvestre brasileira, sem licença ambiental.
Na última segunda-feira, 8, por meio de uma denúncia anônima, os militares foram até uma casa no bairro Santa Lúcia e constataram a irregularidade. No imóvel foram encontrados 57 pássaros entre canários-da-terra e azulões.
Ao questionado sobre a licença para manter as aves em cativeiro, o pedreiro disse tinha, mas estava tendo dificuldades para acessar o sistema que libera a autorização para criar os pássaros em casa.
Porém os militares em contato com setor do Instituto Estadual de Floresta na Superintendência Regional de Meio Ambiente em Varginha, descobriram que o criador estava irregular.
Além das aves os militares apreenderam 48 gaiolas e um alçapão, usado para caçar os pássaros.
Após a apreensão as aves foram examinadas por um veterinário, sendo que 41 delas foram soltas no habitat natural e 11 tiveram que ser encaminhados para um órgão ambiental que acolhe animais que não têm, mas condições de sobreviver sozinho no meio ambiente.
Já o pedreiro, além da multa foi levado para delegacia, ouvido e solto. Ele se comprometeu a comparecer no Juizado Especial onde vai responder pelo crime ambiental.