Corpo de Bombeiros e Defesa Civil iniciam estudos para simulados na INB
O Corpo de Bombeiros, por meio da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Poços de Caldas iniciam esta semana uma inspeção conjunta com representantes da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, para verificar as questões quanto à realização do simulado nas barragens da empresa.
A medida partiu de uma reunião realizada na última quinta-feira, 16, na Unidade de Tratamento de Minérios da INB que teve como objetivo principal, o planejamento das ações para realização de simulados de situação de emergência no entorno da Barragem de Rejeitos da Unidade.
A inspeção será realizada na área de autossalvamento para que seja definida a rota de fuga e a localização dos pontos de encontro em casos de emergência. Após essa definição, será realizado o treinamento da população e, na sequência, será marcado o dia para realização do simulado.
Ao todo serão dois simulados, o primeiro visa a Barragem de Rejeitos e segundo a Barragem das Águas Claras, também com data ainda a ser definida.
Plano de Ação de Emergência da Barragem de Rejeitos
Dezenove cópias do Plano de Ação de Emergência da Barragem de Rejeitos da Unidade de Tratamento de Minérios em Caldas foram entregues pela INB aos órgãos competentes, entre eles: Agência Nacional de Mineração, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil de Poços de Caldas, Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas, prefeituras de Caldas, Poços de Caldas e Andradas. O plano contempla informações gerais da estrutura; procedimentos preventivos e corretivos a serem adotados em situações de emergência; detecção, avaliação e classificação das situações de emergência; fluxograma e procedimentos de notificação; e responsabilidades gerais no Plano.