Nova superintendente regional de Ensino de Poços de Caldas é empossada em BH
A nova superintendente regional de Ensino de Poços de Caldas, Noêmia Lourdes Furtado tomou posse do cargo nesta terça-feira, 30, juntamente com outros 42 novos superintendentes regionais de ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A solenidade foi realizada na Cidade Administrativa, com a presença do governador Romeu Zema e da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna. Os novos superintendentes foram selecionados por meio do processo seletivo do programa Transforma Minas.
Durante o evento, o governador apresentou as diretrizes de desempenho para os cargos ocupados, as expectativas e as ações de governo.
Antes de ser nomeada, Noêmia Furtado, passou por todas etapas do programa Transforma Minas, em que os candidatos passaram por processo de certificação ocupacional. Os selecionados nesta primeira etapa puderam concorrer em um processo de pré-seleção com diferentes etapas, como avaliação curricular e entrevista por competências. Ao final, para subsidiar a escolha, o governo estadual avaliou o histórico dos finalistas para cada regional e ouviu lideranças regionais. No caso de Noêmia ela recebeu indicação do deputado estadual Mauro Tramonte (PRB).
Noêmia Furtado é servidora de carreira e desde 2015 estava à frente da assessoria Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas. A nova superintendente é habilitada em Filosofia, Pedagogia e pós-graduada pela Faculdade Claretiana de Batatais.
A nova superintendente substitui Rosimar do Prado Carvalho que esteve à frente do cargo na gestão anterior.
Apesar de ter tomado posse, Noêmia Furtado permanece esta semana em Belo Horizonte, onde participa da Semana de Imersão. O encontro que vai até a próxima sexta-feira, 8, tem como objetivo de apresentar o funcionamento da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais por meio de seus setores, programas e parcerias.
A Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas abrange em 17 municípios da região, sendo responsável pela inspeção escolar de 47 escolas estaduais, além de escolas municipais e particulares.