Em 13 anos Samu já ajudou no nascimento de 80 crianças em Poços
O Samu – Serviço Móvel de Urgência e Emergência de Poços de Caldas atingiu na manhã desta sexta-feira, 23, a marca de 80 partos realizados com o auxilio dos socorristas, desde que o serviço foi implantado no município, há 13 anos. A equipe saiu para atender a um chamado de uma mãe que tinha entrado em trabalho de parto e a caminho do hospital nasceu a pequena Júlia de 47 centímetros e 2.640 quilos.
Os socorristas fizeram a avaliação inicial da bebê e da mãe Rosilene, em seguida o corte do cordão umbilical e o aquecimento da recém-nascida. Mãe e filha foram encaminhadas em seguida para o hospital e passam bem.
Em média foram 6 partos ao ano, desde a implantação do Samu na cidade. O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo ou móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.