Maquina do Tempo
Roberto Tereziano
Muito antes da chegada da televisão o cinema era o local das massas se informarem com imagem e som. Em Poços de Caldas, cidade que era avançada em todos os aspectos, existia produtores cinematográficos que se encarregavam de filmar os principais eventos e apresenta-los nos cinemas. Os principais responsáveis por tal trabalho jornalístico eram Astolpho Delgado Filmes e, Hélio Filmes.
Ambos registraram em película, momentos históricos da cidade. Infelizmente, tal material foi acondicionado de maneira errada e quase tido se perdeu. Umas poucas partes foram por nós recuperadas e, sempre que possível, temos telecinado, digitalizado e, repassado para as demais pessoas. Várias das imagens antigas de Poços de Caldas que se encontram na WEB foram disponibilizadas por nós, por entender que cenas históricas e fotos históricas da cidade não nos pertencem e sim pertencem a todos.
Quando o material está realmente muito deteriorado, mas, há a possibilidade de recuperar apenas alguns fotogramas. Temos tido o cuidado de transformá-los em fotografia. Como se fosse possível nos dias de hoje, fotografar o passado.
Assim, temos dezenas de fotos inéditas de Poços de Caldas, como a sequencia que se segue.
Imagine um Convescote na Cascata das Antas, antes dos anos de 1920. As pessoas acompanhavam um pintor holandês que passou por Poços de Caldas e resolveu pintar a nossa queda D’agua.
Em certo momento, uma das pessoas que participava do pic-nic apanha uma caneca, recolhe água do próprio rio e a saboreia deliciosamente, saciando a sua sede, ação impensada para os dias de hoje.