DiversosPolítica

Urca recebe o I Seminário da Pessoa Idosa

Será realizado nesta terça-feira, 15 o I Seminário da Pessoa Idosa, que terá como tema “Um novo olhar sobre o envelhecimento: desafios e possibilidades”. O evento vai reunir palestrantes renomados e com experiência em políticas públicas voltadas para os idosos, das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca.

 Professora Maria Eliane Catunda será uma das palestrantes

O seminário é uma realização da Rede do Idoso e da Secretaria Municipal de Promoção Social, com o apoio da Diretoria Regional de Poços de Caldas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas e do Centro Integrado de Atendimento Diurno ao Idoso (CIADI)

Voltado para os profissionais que atuam no planejamento e execução de políticas para a pessoa idosa, o evento será aberto à comunidade e tem como objetivo propor um novo olhar sobre o envelhecimento, debatendo os desafios e possibilidades, diante das atuais demandas que envolvem o processo do envelhecimento.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail seminariopocos@gmail.com, com o envio dos seguintes dados: nome, instituição, cidade e área de atuação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 35 3697-3022.

“O seminário é a concretização do trabalho da Rede do Idoso, espaço intersetorial de discussão sobre as políticas públicas voltadas a essa parcela da população, articulado pela Secretaria Municipal de Promoção Social. A iniciativa vem ao encontro do debate que queremos propor à sociedade, no mês em que celebramos o Dia Internacional do Idoso”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Programação
No período da manhã, o I Seminário da Pessoa Idosa contará com a presença das professoras Maria Eliane Catunda e Anita. Já durante à tarde, serão realizadas as palestras “Envelhecimento e Políticas Públicas: Teoria e Prática”, com a mestranda Juliana Mariño; e “Dor crônica no idoso: desafios para a rede de atenção e proteção ao idoso e a importância da qualificação dos serviços”, com a doutora Karina Gramani Say.

O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de pessoas com mais de 60 anos deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060. Poços de Caldas tem mais de 24 mil idosos, o que representa 14,7% da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.